Destaques, Paraná, Toledo

Copel vai regularizar cabeamento de empresas de telecomunicações em Toledo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Durante reunião realizada na última quarta-feira (15), na Prefeitura de Toledo, a Copel anunciou o início da regularização cabeamento de empresas de telecomunicações no município. O trabalho começa na próxima terça-feira (21), com o apoio da administração municipal. Equipes da Copel estarão nas ruas realizando o corte e retirada de cabos de fibra ótica, cordoalhas e fiação de telefonia que estejam ociosos e ocupando espaço nos postes da rede elétrica.

Segundo o gerente do departamento de Compartilhamento de Estruturas da Copel, Alfredo Bottini, as empresas que fazem uso das estruturas da concessionária de energia foram notificadas da ação há pelo menos 30 dias, através do contato registrado no cadastro da companhia. Os serviços serão concentrados ao longo da Avenida Maripá, no trecho entre a Avenida Ministro Cirne Lima e a Rua Marechal Costa e Silva, abrangendo cerca de 12 postes.

A quantidade de cabos se tornou uma preocupação para o prefeito Beto Lunitti. De acordo com o gestor municipal, além de infringir o código de posturas em alguns casos, o abandono causa poluição visual, além do risco de acidentes. “Era corriqueiro encontrar cabos soltos, quase tocando o chão e atrapalhando as vias. A Copel vai agora iniciar o trabalho de retirada deste cabeamento e a Prefeitura vai auxiliar dentro do que for possível”, comentou.

Além desta ação, será realizada uma audiência pública envolvendo toda a sociedade, empresários do setor, representantes do Legislativo e demais interessados para discutir o assunto. Durante o evento serão apresentadas as propostas de retirada de fiação sobressalente e soltas nos postes da Copel, decorrentes do compartilhamento da estrutura, e de regularização das redes de telefonia e fibra ótica.

O evento acontecerá no Auditório Acary de Oliveira, no Paço Municipal Alcides Donin, no dia 03 de janeiro de 2021.

Compartilhamento – Desde maio, a Copel conta com um setor dedicado a fiscalizar e promover a regularização das estruturas de cabeamento que compartilham os postes da rede elétrica e que vem realizando ações semelhantes em várias cidades do Paraná. Em todo o país, a utilização dos postes pelas redes de energia e dados segue normas definidas pelas agências reguladoras de telecomunicações (Anatel) e de energia elétrica (Aneel). Pela legislação, a Copel tem que ceder espaços nos postes às operadoras de telecomunicações, no limite de quatro por poste.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima