Paraná

Farmácias de Ponta Grossa registram falta de medicamentos

farmacias-de-ponta-grossa-registram-falta-de-medicamentos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Medicamentos usados para casos de doenças respiratórias, como xaropes e antibióticos, são os que apresentam maior falta. Farmácias de Ponta Grossa enfrentam falta de medicamentos
Farmácias de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, têm registrado falta de medicamentos para a população. Segundo as redes, a maior parte dos remédios é usada para casos de doenças respiratórias, como xaropes e antibióticos.
Para o médico pediatra Ângelo Delfino, a falta de tratamento adequado pode comprometer a saúde dos pacientes, já que muitas vezes é necessário recomendar opções secundárias de medicamento.
“A gente trata as doenças com a medicina baseada em evidências, então a gente usa a medicação com maior chance de sucesso. A partir do momento que você baixa o degrau, pode dar certo, mas a chance de não dar certo é maior. […] A gente está vendo muito caso de crianças em escolas entrando em infecção de repetição. Muitas vezes pelo tratamento não adequado que tiveram”, afirmou.
De acordo com o secretário de saúde de Ponta Grossa, a situação ocorre também como um efeito do pós-pandemia.
No município, segundo ele, os medicamentos necessários para toda a rede foram adquiridos e o processo de entrega é cobrado e acompanhado.
“Estamos remanejando medicamentos entre as farmácias do município, buscando outros fornecedores de forma emergencial, para garantir o atendimento da nossa população”, explicou.
Por meio de nota, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) disse que não recebeu notificação sobre falta de medicamnto e que acredita que o problema esteja afetando remédios de maior complexidade.
Já o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) disse que não recebeu relato oficial de indústrias sobre problemas na produção ou falta de insumo e que casos apurados e relatados pelo varejo podem ter relação com eventuais ajustes de estoque, mas que isso deve se regularizar nos próximos dias.
Farmácias de Ponta Grossa registram falta de remédios
Reprodução RPC
Veja mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima