Paraná

Acupuntura é utilizada para aliviar dores e complicações de cavalos, no Paraná

acupuntura-e-utilizada-para-aliviar-dores-e-complicacoes-de-cavalos,-no-parana
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Com o uso de agulhas, os médicos interferem em pontos especiais do corpo do animal, que geram respostas de regeneração, reparação e cura. Benefícios da acupuntura em animais de grande porte
Médicos veterinários do Paraná utilizam acupuntura para tratar dores no corpo, problemas respiratórios e complicações no sistema digestório de cavalos.
Com o uso de agulhas, os médicos interferem em pontos especiais do corpo do animal, que geram respostas de regeneração, reparação e cura.
Proprietários de cavalos de atividade desportiva buscam o método visando melhorar a qualidade de vida do animal, segundo o médico veterinário e professor Pedro Michelotto.
“(A acupuntura) propicia que se mantenha o bem estar, que se mantenha a boa musculatura, boas articulações, que alivie o estresse e que o cavalo tenha uma condição mais saudável de bem-estar”, disse Pedro.
Acupuntura sendo usada em animais de grande porte
RPC/Reprodução
A acupuntura é reconhecida como uma especialidade na medicina veterinária. A cada dois anos, a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (Abravet) faz uma prova de títulos para reconhecer especialistas no método.
Reprodução
Pesquisadores avaliam efeitos da acupuntura também no processo de reprodução dos animais.
Os experimentos são feitos na Fazenda Experimental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) de Curitiba.
A ideia é induzir a ovulação com menores doses de medicamentos. Segundo os pesquisadores, análises mostraram que, utilizando o método e com 70% a menos de medicamentos, a reprodução da égua também é bem-sucedida.
“Considerando que hoje uma indução de ovulação vai variar de R$ 20 a R$ 40 reais, e eu estou diminuindo cerca de 70% desse valor, em um volume grande de éguas, você acaba tendo uma boa economia”, disse o professor de reprodução de equinos, Kadu Camargo.
g1 PR: vídeos mais assistidos
Veja mais notícias do estado no g1 Paraná.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima