Paraná

PSB fará reunião para apresentar Alckmin como vice para Lula nesta sexta-feira, diz ex-presidente

psb-fara-reuniao-para-apresentar-alckmin-como-vice-para-lula-nesta-sexta-feira,-diz-ex-presidente
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Segundo Lula, em entrevista nesta terça-feira (5), definição será discutida posteriormente pelo PT. Lula, em entrevista à Rádio T, nesta terça-feira (5)
Reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã desta terça-feira (5), que a candidatura do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente para a chapa dele, nas eleições de 2022, será discutida pelo partido em uma reunião marcada para esta sexta-feira (8).
“Eu e o Alckmin podemos estar juntos na chapa. Vou ter uma reunião na sexta-feira em que o PSB vai propor ele, o Alckmin, de vice e isso nós vamos levar para discutir no PT. Vamos reconstruir o Brasil porque somos dois democratas, gostamos da democracia e temos como prova o exercício dos nossos mandatos”, disse o ex-presidente.
A afirmação foi dada em entrevista à rádio rede T, do Paraná.
Lula é hoje ‘aquele que melhor reflete o sentimento de esperança do povo brasileiro’, diz Alckmin
Ex-governador de SP, Geraldo Alckmin se filia ao PSB e abre caminho para chapa com Lula
Lula e Alckmin se encontram na casa de Haddad em São Paulo
Articulações políticas
Alckmin se filiou em 23 de março ao PSB. No primeiro discurso após a filiação ao PSB, Alckmin defendeu o apoio do partido à candidatura de Lula e disse que o petista é, hoje, “aquele que melhor reflete o sentimento de esperança do povo brasileiro”.
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-governador de estado Marcio França (PSB) foram os principais articuladores da aliança Alckmin e Lula.
Em um contexto de negociação para a disputa presidencial deste ano, Alckmin e Lula pareceram juntos, pela primeira vez, no final de 2021, em jantar organizado por grupo de advogados em São Paulo.
Lula e Alckmin durante encontro em jantar em São Paulo em dezembro de 2021
Ricardo Stuckert
Trajetória de Alckmin
Um dos fundadores do PSDB, Alckmin deixou o partido no final de dezembro de 2021, após mais de 33 anos de trajetória na legenda. Na ocasião, afirmou que era um “tempo de mudança” e “hora de traçar um novo caminho”.
Formado em medicina, ingressou na política há 50 anos, e neste período atuou em diversas funções no âmbito do Executivo estadual e do Legislativo: foi vereador, prefeito de Pindamonhangaba, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador de São Paulo.
Alckmin disputou a presidência da República duas vezes. Em 2006, quando perdeu no segundo turno para o ex-presidente Lula, e em 2018, quando ficou na quarta colocação, atrás de Jair Bolsonaro, Fernando Haddad e Ciro Gomes.
Esta reportagem está em atualização.
Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR
Veja mais notícias do estado no g1 Paraná.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima