Caso aconteceu nesta segunda-feira (7). Empresa responsável não se manifestou. DER disse que balsa ‘saiu da rota por problema mecânico’. Moradora registra balsa que ficou à deriva na Baía de Guaratuba
Uma balsa ficou à deriva na Baía de Guaratuba, no litoral do estado, nesta segunda-feira (7), e precisou ser rebocada por outra embarcação. O caso foi registrado em vídeo por uma mulher que estava no local. Assista acima.
“Olha o que aconteceu com a balsa… Foi embora pro lado contrário… Não sei se tá quebrada… Ficou à deriva. Naquela distância eu nunca tinha visto”.
O caso aconteceu no final da manhã. De acordo com a testemunha, a balsa estava carregada com carros e pedestres. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) confirmou o problema, mas disse que foi resolvido em poucas horas. Leia mais abaixo.
A mesma testemunha disse que enquanto a balsa estava à deriva, outra embarcação tentava atracar há pelo menos 15 minutos, mas sem sucesso.
Imagens mostram balsa sendo socorrida por rebocador
Divulgação/RPC
“Pra nós que dependemos todo dia disso aqui tá muito difícil, gente”.
A reportagem tentou contato com a Internacional Marítima, concessionária que está realizando o serviço de travessia entre Guaratuba e Matinhos, mas não obteve resposta até esta publicação ir ao ar.
O DER-PR, responsável pela fiscalização, disse em nota que a embarcação “saiu da rota de navegação devido a um problema mecânico”, e que foi necessário apoio de outras duas embarcações para o reboque.
O DER disse, também, que a balsa foi consertada em poucas horas.
Medida preventiva
Recentemente, durante o carnaval, o DER emitiu uma orientação aos motoristas, solicitando que buscassem rotas alternativas durante o feriado porque o serviço poderia apresentar problemas.
Veículos pesados chegaram a ser proibidos de fazer a travessia durante o feriado.
Houve registro de fila, no sentido Matinhos-Guaratuba, de mais de três horas.
Estrutura
Ferry-Boat de Guaratuba, no litoral do Paraná
Reprodução/RPC
A Internacional Marítima, que assumiu a concessão em caráter emergencial no dia 10 de fevereiro, utiliza a mesma estrutura que era usada pela antiga concessionária, a BR Travessias.
No final de fevereiro, o DER informou que três embarcações estão em operação, além de um conjunto de balsa e rebocador. Dois atracadouros também estão ativos, segundo o departamento.
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Veja mais notícias do litoral em g1 Paraná.
Morador em situação de rua morre em centro de convivência em São Paulo
Um morador em situação de rua morreu na manhã de hoje (18) enquanto aguardava o café da manhã no Núcleo...