Paraná

Resumo do dia: Paraná, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

resumo-do-dia:-parana,-sexta-feira,-25-de-fevereiro-de-2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Boa noite! Aqui estão as principais notícias do estado para você terminar o dia bem-informado. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta sexta-feira (25).
Morador de Prudentópolis conversa com irmão que está no servindo ao exército ucraniano
O missionário ucraniano, Vitaliy Arshulik, mora há quatro anos em Prudentópolis, na região central do Paraná. O município reúne a maior comunidade ucraniana no Brasil e 75% dos moradores são descendentes de ucranianos.
Com a eclosão da Guerra na Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), Vitaliy conta que vários amigos já estão no front e que, agora, o único irmão dele foi convocado.
“Coração está partido de dor que eu tenho dentro [sic]. Nós já choramos muito aqui. Não podemos fazer nada aqui dessa distância que temos. Ninguém esperava que ia chegar a esse ponto”, desabafa o missionário.
Ex-consulesa da Ucrânia diz que moradores de Kiev estão em abrigos subterrâneos
A ex-consulesa da Ucrânia em Curitiba, no Paraná, diz que moradores da capital Kiev estão se escondendo em abrigos subterrâneos para se protegerem da invasão russa no país. Larysa Myronenko afirmou ainda que a Rússia está usando mísseis de cruzeiro.
Larysa viveu no Brasil por cerca de 10 anos. Na quinta-feira (24), ela afirmou que tinha sido testemunha de bombardeios na Ucrânia.
A ex-consulesa conversou com a RPC após sair do abrigo para recarregar o celular. Mais de 24 horas depois da invasão, ela disse que moradores estão abrigados em passagens subterrâneas e estações de metrô.
Prédio residencial em Kiev atingido depois do começo da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 25 de fevereiro de 2022
Umit Bektas/Reuters
Nove jabutis filhotes são resgatados, e proprietário é multado em R$ 6 mil por crime ambiental, no Paraná
Nove filhotes e três jabutis adultos foram resgatados, em Cruzeiro do Oeste, na região noroeste do Paraná, na quinta-feira (24), segundo a Polícia Ambiental.
A apreensão ocorreu após denúncia anônima, de que o proprietário estava criando e vendendo os animais silvestres sem autorização.
Polícia resgata jabutis, e multa proprietário, no Paraná
Médico investigado por praticar violência obstétrica contra dezenas de mulheres é afastado das funções
Um médico foi afastado das funções após uma investigação indicar que ele cometeu, ao longo de vários anos, casos de violência obstétrica contra dezenas de vítimas, em Santo Antônio da Platina, no norte pioneiro do Paraná, segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25), e o caso segue sob segredo de Justiça. O afastamento ocorreu por meio de decisão judicial liminar.
“Impondo agressões verbais, exposição de sua intimidade, violência física, chegando ao ponto de amarrar as pernas das parturientes no momento do parto e proceder as suturas sem anestesia ou sem aguardar o efeito dela”, disse a promotora de Justiça Kele Cristiani Diogo Bahena.
Hospital Regional do Norte Pioneiro fica em Santo Antônio da Platina
Sesa/Divulgação
Curitiba terá vacinação contra a Covid-19 no Carnaval 💉
A Secretaria de Saúde de Curitiba informou na manhã desta sexta-feira (25) que haverá vacinação contra a Covid-19 na cidade durante o Carnaval. Conforme a secretaria, as 11 unidades estarão abertas das 8h às 17h.
A partir da próxima semana, conforme a secretaria, o aplicativo Saúde Já começará a enviar mensagens de lembrete aos curitibanos que têm doses pendentes.
Vacina contra a Covid-19, em Curitiba
Pedro Ribas/SMCS
Especialista diz que ausência de pontos turísticos do Paraná em lista de tendências do setor deve servir de alerta
O Paraná ficou de fora das atrações listadas pelo Ministério do Turismo na Revista Tendências do Turismo 2022. Na avaliação do professor do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Caê Silveira, o “esquecimento” de atrações paranaenses da lista divulgada pelo governo federal deve servir de alerta para o setor.
Nem mesmo as Cataratas do Iguaçu foram listadas entre as apostas divulgadas pela pasta na semana passada. Silveira afirma que a não indicação de pontos turísticos paranaenses tem algumas possíveis explicações, especialmente no cenário pós-pandemia.
Foz do Iguaçu fica de fora de lista com tendências do turismo brasileiro para 2022
Parque Nacional do Iguaçu/Divulgação
🎧 PodParaná #66: Maria Fumaça marca história de Ponta Grossa e preocupa moradores após ser alvo de vandalismo e furtos
A história de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, é parte marcada e mostrada por meio da Maria Fumaça, que atuou por 30 anos nas ferrovias da cidade, chegando a participar da construção da Estrada de Ferro Central do Paraná.
Diante de toda importância para a cidade e para pessoas que tiveram parte da história ligada à 250, a Maria Fumaça de Ponta Grossa é tema do 66º episódio do PodParaná, publicado nesta sexta-feira (25).
Curtas e rápidas
Morador de Prudentópolis conversa com irmão que está no servindo ao exército ucraniano
Carnaval será de tempo instável e quente no Paraná; veja a previsão do tempo
Balneabilidade no Paraná: veja quais são os 14 pontos impróprios para banho no litoral
Polícia indicia homem por morte de mulher e adolescente em Piraí do Sul por homicídio, vilipêndio e outros 2 crimes
Capivara com lata presa ao pescoço é resgatada na região do Parque do Ingá, em Maringá
Justiça suspende cassação de mandato de vereadora de Ivaiporã que comemorou aniversário durante a pandemia
Veja o que abre e o que fecha no feriado de Carnaval em Cascavel
Veja o que abre e o que fecha em Ponta Grossa durante o feriado de Carnaval
‘Oscar Verde’: projeto Onças de Iguaçu é finalista de premiação internacional
Árvore cai, derruba postes, danifica veículos e deixa uma pessoa ferida em Curitiba
Barbosa Neto, ex-prefeito de Londrina, é condenado à perda de mais de R$ 500 mil por fraude em licitação de uniformes escolares
Paróquia ucraniana no Paraná produz adesivos para arrecadar dinheiro e enviar a igrejas na Ucrânia
Covid: Paraná soma mais 36 mortes e 9.366 novos casos confirmados, diz Sesa
VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima