Paraná

Vestibular UFPR: 29,3% dos inscritos não compareceram para as provas deste domingo (13)

vestibular-ufpr:-29,3%-dos-inscritos-nao-compareceram-para-as-provas-deste-domingo-(13)
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Prova foi aplicada em cinco cidades: Curitiba, Apucarana, Toledo, Palotina e Matinhos; 12.490 candidatos faltaram, de um total de 42.598 inscritos. Gabarito provisório será divulgado na segunda (14). Prova do vestibular 2021/2022 da Universidade Federal do Paraná, neste domingo (13)
Giuliano Gomes/PR Press
Um total de 30.108 candidatos realizaram a prova do vestibular 2021/2022 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), neste domingo (13). A prova foi aplicada em cinco cidades: Curitiba, Apucarana, Toledo, Palotina e Matinhos.
A UFPR informou que 12.490 candidatos, de um total de 42.598 inscritos, não compareceram para fazer a prova – uma abstenção de 29,32%.
De acordo com a universidade, o gabarito provisório será divulgado na segunda-feira (14), no site do Núcleo de Concursos da UFPR.
Os candidatos terão prazo até às 11h59 de 16 de fevereiro para apresentar eventuais questionamentos sobre o gabarito, o que deve ser feito em formulário específico no mesmo site.
Em razão do trânsito em algumas ruas de Curitiba, os portões de todos os 40 locais de prova foram fechados às 13h40, dez minutos além do horário previsto.
Veja FOTOS do vestibular da UFPR neste domingo
Os portões dos locais de prova abriram às 12h30 e fecharam às 13h40, em Curitiba
Marcelo Rocha/RPC
Por causa da pandemia da Covid, pelo segundo ano consecutivo, o processo seletivo foi de fase única, exceto para o curso de Música, que terá prova de conhecimentos específicos na segunda-feira (14).
A prova deste domingo foi composta de 60 questões objetivas e um texto dissertativo-argumentativo.
Segundo a UFPR, os candidatos foram distribuídos em 2.914 turmas, das quais 30 de atendimento especial – com um total de 145 candidatos.
Prova do vestibular 2021/2022 da Universidade Federal do Paraná, neste domingo (13)
Giuliano Gomes/PR Press
Devido às medidas de prevenção exigidas pela pandemia, a ocupação das salas de prova foi de 70% da capacidade física.
A data provável para divulgação do resultado do vestibular é 14 de março, conforme a universidade.
Em entrevista à imprensa pouco antes do início da prova, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, lembrou que, pelo fato de o vestibular ocorrer em fase única, será necessário corrigir as redações de todos os candidatos. Quando o processo é em duas fases, são corrigidas apenas as redações dos aprovados na primeira fase.
Vagas
Este ano, a UFPR oferta para o vestibular 5.340 vagas em 125 cursos de graduação. Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas.
Dentro dessa parcela de vagas estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
A prova também será utilizada para seleção de candidatos para os cargos de Cadete Policial Militar e Cadete Bombeiro Militar da Polícia Militar do Estado do Paraná, processo seletivo com 70 vagas.
Por conta da pandemia, as salas de aplicação de provas serão ocupadas com até 70% da capacidade
Giuliano Gomes/PR Press
Veja os vídeos mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima