Paraná

Resumo do dia: Paraná, terça-feira, 18 de janeiro de 2022

resumo-do-dia:-parana,-terca-feira,-18-de-janeiro-de-2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Boa noite! Aqui estão as principais notícias do estado para você terminar o dia bem-informado. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta terça-feira (18).
1º ano de vacinação no Paraná
Há exatamente um ano, em 18 de janeiro de 2021, o avião com as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 pousou em solo paranaense, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Doze meses depois, foram dezenas de viagens até atingir a marca de quase 21 milhões de doses recebidas. Destas, 19.045.464 foram aplicadas no Paraná – entre primeira e segunda doses, doses de reforço, doses únicas e doses adicionais –, com base no sistemas de dados do Ministério da Saúde, o DataSUS.
No primeiro semestre do ano passado, o Paraná registrou 20,5 mil mortes. No segundo, foram 7 mil mortes – o que representa 65% a menos depois do avanço da vacinação pelo estado. As mortes registradas no segundo semestre de 2021 representam apenas um terço do total do primeiro semestre.
Mortes pela Covid caem 65% após avanço da vacinação no 1° ano da campanha no Paraná
Amanda Perobelli/Reuters
Primeira vacinada contra Covid no PR relembra emoção
A parnanguara Lucimar Josiane de Oliveira, que atua no Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT) em Curitiba, foi a primeira das 9,3 milhões de pessoas que foram vacinadas contra o novo coronavírus no Paraná.
Ela, ao lado de outros sete profissionais da área da saúde e da gestão hospitalar, recebeu há exatamente um ano, em 18 de janeiro de 2021, a dose tão esperada contra a doença.
“O que eu posso dizer é que vamos ter que continuar com a batalha. Infelizmente, a gente achou que poderíamos voltar a ter uma vida normal, mas ainda não podemos. Ainda não estamos todos vacinados, ainda tem pessoas que não querem se vacinar, uma baita ignorância”, ressaltou Lucimar.
Lucimar Josiane de Oliveira foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid no Paraná
Divulgação/Hospital do Trabalhador/AEN
Norovírus foi o causador de surto de vômito e diarreia
A Secretaria Municipal da Saúde de Guaratuba, no litoral do Paraná, informou nesta terça-feira (18) que o causador do surto de casos de vômito e diarreia, nos primeiros dias de janeiro, foi o norovírus.
A investigação foi realizada por meio do Sistema de Vigilância Epidemiológica, que coletou no pronto-socorro municipal e no Hospital Municipal as amostras de fezes dos pacientes, que foram encaminhadas para a 1ª Regional de Saúde e, depois, ao Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná (Lacen-PR).
O norovírus é altamente transmissível. De acordo com a Fiocruz, diferentemente de outros vírus causadores de gastroenterites (como o rotavírus), o norovírus é transmitido de pessoa para pessoa com facilidade.
Investigação aponta que norovírus foi o causador de surto de casos de vômito e diarreia em Guaratuba
Arnaldo Alves/AEN
Árvore cai sobre carro em movimento
Uma árvore caiu sobre um carro em movimento enquanto ventos eram registrados em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, na segunda-feira (17). Uma mulher estava dentro do carro. Ela não teve ferimentos graves, mas ficou com dores por conta do impacto.
Nas imagens, é possível ver as árvores balançando. Antes do acidente, um pedestre ainda passa pelo local. Instantes depois, a árvore cai e acerta o veículo sobre o capô e para-brisa.
Árvore cai sobre carro em Ponta Grossa
Homem conhecido como ‘Senhor das Armas’ é extraditado
O paraguaio Pedro César Pietro, conhecido como ‘Senhor das Armas’, foi extraditado para o Brasil na manhã desta terça-feira (18). Pietro tem 47 anos e estava preso em Cidade do Leste, no Paraguai, desde o fim de 2020, após mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal de Volta Redonda (RJ). Ele é acusado de tráfico internacional de armas de fogo.
Pietro foi entregue a PF sob forte esquema de segurança na manhã desta terça através da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Homem conhecido como ‘senhor das armas’ é extraditado
Reprodução RPC
Paraná confirma mais 28 óbitos e 481 casos de H3N2
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta terça-feira (18), mais 481 casos e 28 óbitos pela infecção da H3N2, que é considerada um tipo do vírus Influenza A, no Paraná. Com isso, o estado soma 1.313 confirmações e 40 mortes em 187 municípios.
Os diagnósticos estão sendo monitorados e contabilizados desde dezembro do ano passado, quando a doença começou a circular no estado de maneira atípica. Na semana passada, o Paraná decretou situação de epidemia de H3N2.
Paraná registra mais 23.870 novos casos de Covid-19 e 21 óbitos, detalha boletim
Paraná confirma mais 28 óbitos e 481 casos de H3N2, diz Sesa
Geraldo Bubniak/AEN
Após alta de casos de Covid, UFPR decide retomar aulas no modelo híbrido
Após alta de casos de Covid-19, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu que vai retomar as aulas no modelo híbrido em 31 de janeiro. De acordo com a universidade, a partir de 14 de fevereiro as aulas serão presenciais.
A universidade está desde março de 2020 em atividades remotas ou híbridas. “A alta na taxa de contaminação por coronavírus e o consequente risco de sobrecarga no sistema hospitalar determinaram o adiamento, por duas semanas, do início das aulas presenciais na UFPR. O calendário acadêmico, no entanto, permanece inalterado”.
A partir de 14 de fevereiro as aulas serão presenciais
André Filgueira/UFPR/Divulgação
Curtas e rápidas
Justiça solta suspeitos de apresentarem testes falsos de Covid para entrar em show de Gusttavo Lima
Auxílio Brasil: Mais de 500 mil famílias do Paraná podem receber o benefício
Paraná recebe segundo lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças, com 65,5 mil doses
Marido da prefeita de Imbaú, secretário é preso com 86 pedras de crack em carro oficial
Prefeitura de Fazenda Rio Grande decreta estado de calamidade pública após alagamentos e estragos causados pela chuva
Casamento coletivo em Pinhais tem inscrições abertas; veja como participar
Câmara de Vereadores de Pato Branco arquiva processo de cassação contra prefeito
Saúde de Curitiba convoca mais crianças com comorbidades para vacinação nesta quarta (19)
VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima