Resumo do dia: Paraná, quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

resumo-do-dia:-parana,-quarta-feira,-12-de-janeiro-de-2022
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Boa noite! Aqui estão as principais notícias do estado para você terminar o dia bem-informado. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta quarta-feira (12).
Criança com doença rara consegue doador de medula na Alemanha
A curitibana Isabela Feckinghaus, foi diagnosticada com linfohistiocitose hemofagocítica (LHH) – doença rara que atinge a medula óssea e destrói os anticorpos produzidos no organismo, logo quando dava seus primeiros passos.
Agora com cinco anos, a menina conseguiu o doador por meio do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), no final do ano passado. Mas foi na Alemanha em que ela encontrou um doador 90% compatível.
A medula dessa pessoa foi coletada no dia 3 de janeiro, foi trazida para o Brasil e o transplante foi realizado no dia 5 de janeiro deste ano, no Hospital Erastinho, em Curitiba.
Isabela Feckinghaus, de 5 anos, recebeu transplante de medula de um doador da Alemanha
Arquivo pessoal
Paraná declara epidemia de H3N2 e confirma primeiro caso da variante ômicron
O Paraná declarou epidemia de Influenza H3N2, nesta terça-feira (11). O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), durante coletiva de imprensa. Além disso, o secretário Beto Preto confirmou o primeiro caso da variante ômicron, da Covid-19, no estado.
Em relação à epidemia de H3N2, a Sesa informou que o estado tem 832 casos confirmados e 12 mortes provocadas pela doença.
O número representa testes feitos na Rede Sentinela, que tem 34 pontos no estado. Sendo assim, a Sesa acredita que o número de casos seja entre 20 e 30 vezes maior do que o registrado.
Paraná confirma primeiro caso da variante ômicron
Ana Zimmerman/RPC
UFPR aprova exigência de passaporte vacinal contra a Covid
O Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou, nesta quarta-feira (12), a exigência do passaporte vacinal contra a Covid-19 para estudantes, professores, servidores, funcionários terceirizados e demais membros da comunidade acadêmica.
A medida, segundo o Coun, se aplica, inclusive, para comunidade externa, como eventuais visitantes, palestrantes e membros de bancas, por exemplo.
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Reprodução/RPC
Pai, mãe e 3 filhas que morreram em acidente
A tragédia que matou pai, mãe e três filhas em um acidente de caminhão nesta quarta-feira (12) na BR-376 em Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná, aconteceu enquanto a família voltava de uma viagem para visitar praias de Santa Catarina, de acordo com um familiar das vítimas.
Eles estavam no estado aproveitando um frete conseguido pelo pai, motorista do veículo, para levar ureia até o estado catarinense.
Veja quem são as vítimas
Família voltava de uma viagem para visitar praias de Santa Catarina
Foto Autorizada/Arquivo Pessoal
Bombeiros resgatam gato filhote preso em motor de carro
Um gato filhote foi retirado de dentro do motor de um carro pelo Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil, em Maringá, no norte do Paraná, na terça-feira (11). Assista ao vídeo abaixo.
Conforme os bombeiros, o gatinho se enroscou no motor e começou a miar. A dona do carro ouviu o felino e acionou a equipe.
Um dos socorridas teve que entrar embaixo do carro para o resgate. Depois de muito trabalho, os bombeiros conseguiram retirar o animal.
Filhote de gato é resgatado por bombeiros, no Paraná
Curtas e rápidas
Escolas estaduais do Paraná não farão exigência de comprovante de vacina contra Covid, diz Secretaria de Educação
Vídeo flagra homem agredindo pessoa em situação de rua em posto de São José dos Pinhais
Prefeitura de Piraquara abre processo seletivo com 18 vagas; veja o edital
Suspeito de matar homem após discussão em fila de bar de Londrina é preso no litoral de SC
Padrasto suspeito de estuprar e ameaçar enteada de 10 anos é preso, em Ponta Grossa
Cachorro encosta focinho em poste e morre eletrocutado, em Ponta Grossa
Médico suspeito de agredir cachorro até a morte após animal fazer xixi em lugar errado é solto
VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima