Paraná

Como empreender com segurança financeira?

como-empreender-com-seguranca-financeira?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Veja como o planejamento financeiro pode te ajudar a empreender com tranquilidade Ao longo da vida somos guiados por sonhos e desejos, mas muitos deles não conseguem se concretizar durante a fase adulta. O dever com os filhos, com o trabalho e com a família acabam tomando todo o tempo e o planos como o de empreender, são deixados de lado.
É importante lembrarmos que nunca é tarde para viver aquilo que se sonhou, até mesmo durante a aposentadoria. Josias Palestino está aposentado à 20 anos e nesse período conseguiu tirar muitos planos no papel, principalmente o de ser um empreendedor.
Você já pensou em empreender? Para que esse desejo profissional se concretize, é importante seguir alguns passos que podem te trazer mais tranquilidade ao montar seu próprio negócio, então preparamos algumas dicas que podem te preparar para imprevistos futuros.
Planeje sua aposentadoria
Josias conta que à 20 anos atrás as coisas eram um pouco diferentes, então quando chegou a hora de começar a se preparar, a aposentadoria privada não parecia ser necessária. Atualmente ele pensa diferente e instrui seus filhos a não fazer o mesmo. “Hoje a história é outra, não aconselho depender do INSS, em primeiro lugar é importante administrar o dinheiro de forma sábia com investimentos e então se precaver com aposentadoria privada”, aconselha o aposentado.
Com a expectativa da população brasileira crescendo a cada dia, isso afeta de forma direta o fator previdenciário, que é uma base do governo para equilibrar o caixa e calcular por quantos anos a pessoas ainda vai viver recebendo a aposentadoria pelo INSS. É por isso que a previdência privada pode ser determinante, pois te ajudará a planejar um futuro tranquilo e sem depender das decisões e cálculos do governo.
Falamos por aqui, Na Ponta do Lápis, sobre como planejar a sua aposentadoria e demos muitas dicas de quando e como começar a se organizar. Para empreender é fundamental ter uma renda que te ajude a manter o seu estilo de vida, caso o empreendimento não tenha êxito na primeira tentativa.
Tenha uma reserva de emergência
Segundo Josias, empreendedor há 20 anos, essa é uma área repleta de desafios, cada dia vem com uma surpresa, pois cada empreendimento apresenta obstáculos diferentes. “Quando investi na área industrial, o meu maior desafio era a mão de obra, e quando empreendi na área comercial foi o equilíbrio com a concorrência”, explica o aposentado.
Então para você que está pensando em empreender, seja durante a aposentadoria ou não, ter uma reserva de emergência é um dos pontos fundamentais. Seja uma poupança ou investimento de liquidez rápida, ter um plano B pode te tranquilizar e te prevenir de futuros obstáculos no universo empreendedor.
Se você ainda não sabe como começar uma reserva de emergência, também temos um guia completo de como e quando começar.
Seja um investidor
Quem disse que você precisa escolher entre ser um empreendedor ou investidor? O mundo dos investimentos abre várias possibilidades para quem quer abrir o seu próprio negócio. Mesmo que o seu sonho seja arregaçar as mangas e trabalhar, investir ao mesmo tempo faz com que seu dinheiro renda muito mais e ainda pode te ajudar a impulsionar o seu negócio.
Se o plano de empreender ainda está no papel, ser um investidor pode te ajudar a concretizar o seu negócio muito mais rápido do que você imagina. Poupar pode parecer o bastante, mas que tal fazer o seu dinheiro render? Josias decidiu investir em imóveis e dessa forma tem conseguido enfrentar todos os desafios do empreendedorismo, então que tal descobrir qual tipo de investimento se encaixa melhor no seu objetivo?

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima