Paraná

Curitiba começa a testar câmeras nas fardas de guardas municipais

curitiba-comeca-a-testar-cameras-nas-fardas-de-guardas-municipais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Aparelhos serão utilizados, inicialmente, para intensificar ações de vigilância da Operação Natal. Viaturas também foram equipadas com câmeras. Câmeras de corpo ficam instaladas nos coletes dos guardas
Divulgação/RPC
Câmeras passaram a compor o uniforme de parte dos guardas municipais de Curitiba. Os novos equipamentos estão instalados tanto na farda dos agentes, quanto em veículos da corporação.
A medida foi anunciada pela Prefeitura de Curitiba para intensificar os trabalhos de vigilância da Guarda Municipal (GM) durante o período da Operação Natal, lançada na quinta-feira (9) e que segue até 6 de janeiro.
Guarda que atirou durante confusão que terminou com jovem morto é afastado
Guarda Municipal diz em B.O. que trocou munição para menos letal antes de atirar
Familiares prestam depoimento sobre morte de jovem baleado em abordagem
De acordo com informações da prefeitura, o período de vigência da operação também servirá como o período de testes dos novos equipamentos.
Inicialmente, seis guardas municipais estão com câmeras instaladas nas fardas. Dois aparelhos também estão instalados em veículos da GM.
Os equipamentos foram entregues para a prefeitura em outubro de 2021.
Vigilância
Câmeras também estão instaladas em viaturas
Divulgação/RPC
O uso dos equipamentos em uniformes e viaturas ocorre três meses depois da Guarda Municipal ser alvo de polêmica envolvendo a morte de um jovem no Largo da Ordem.
Segundo o Coronel Péricles de Matos, secretário de defesa social e trânsito de Curitiba, os eletrônicos auxiliarão na coleta de informações e proteção dos agentes.
“As câmeras vem para a proteção do nosso operador da guarda municipal, para a coleta de informações. Nós podemos acompanhar em tempo real as principais ocorrências que estão acontecendo, a coleta de provas também, para que lá na frente a gente possa substanciar o inquérito policial ou o devido processo, mostrando a transparência do agente público”.
A prefeitura informou que durante o período de testes, a guarda vai avaliar o uso dos equipamentos e criar protocolos para a expansão das câmeras a todos os agentes.
A expectativa da administração municipal é que, no primeiro semestre, cerca de 600 câmeras reforcem o trabalho de vigilância dos guardas.
Guardas municipais de Curitiba usarão câmeras
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima