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Paraná desativa 14 praças de pedágio e libera cancelas após fim de contratos de concessão

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Rodovias administradas por 24 anos pela Econorte, Viapar e Ecocataratas ficaram sem cobrança à 0h deste sábado (27). Entre as praças desativadas, está a que tinha o pedágio mais caro do estado. Cancelas do pedágio foram abertas à meia-noite no Paraná
As cancelas de 14 praças de pedágio do Paraná administradas por três concessionárias foram liberadas à 0h deste sábado (27). Com isso, as rodovias devem ficar sem cobrança por pelo menos um ano.
Veja acima o momento em que as cancelas de uma das praças de pedágio, em Jataizinho, no norte do Paraná, é aberta.
Os contratos da Econorte, Viapar e Ecocataratas terminaram após 24 anos de concessão – marcada pelos pedágios mais caros do país. Veja mais abaixo quais são as praças.
Trânsito passou a ser canalizado pelas vias laterais das praças de pedágio no Paraná
Kathulin Tanan/RPC Londrina
O tráfego de veículos nas praças passou a ser feito pelas laterais, visto que as faixas centrais foram bloqueadas. O mesmo padrão deverá ser seguido em todas as praças desativadas.
A partir deste sábado, os trechos administrados pela Viapar e Ecocataratas ficarão sob responsabilidade dos governos estadual e federal.
Cabines da praça de pedágio em Jataizinho foram lacradas ao final do período de concessão
Kathulin Tanan/RPC Londrina
Já as rodovias do lote da Econorte continuarão com serviços prestados pela concessionária, mas também sem cobrança de pedágio.
A Econorte e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) fecharam um acordo no início deste mês para que a concessionária preste serviços de atendimento pré-hospitalar e de guincho em troca de uma obra de R$ 14 milhões que não será feita.
Praças com cancelas abertas a partir deste sábado:
Econorte
Jacarezinho (BR-369)
Jataizinho (BR-369)
Sertaneja (PR-323)
Viapar
Mandaguari (BR-376)
Castelo Branco (BR-376)
Arapongas (BR-369)
Floresta (PR-317)
Campo Mourão (BR-369)
Corbélia (BR-369)
Ecocataratas
Candói (BR-277)
Laranjeiras do Sul (BR-277)
Cascavel (BR-277)
Céu Azul (BR-277)
São Miguel do Iguaçu (BR-277)
Entre as praças liberadas neste sábado, está a que tinha o pedágio mais caro do Paraná, em Jataizinho, na região norte. Até a sexta-feira (26), o preço cobrado era de R$ 26,40 para carros.
Cancelas do pedágio foram abertas à meia-noite, no Paraná
Kathulin Tanan/RPC Londrina
À 0h de domingo (28), serão liberadas as outras 13 praças de pedágio administradas pelas concessionárias Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia.
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Faixas centrais das praças de pedágio foram bloqueadas
Kathulin Tanan/RPC Londrina
Como pedir socorro em caso de acidentes?
Com a saída das concessionárias, os motoristas ficarão, por tempo ainda indeterminado, dependentes do serviço público ou de seguros particulares para atendimento de ocorrências, que vão de troca de pneus a acidentes.
“Alguns serviços que eram prestados pelas concessionárias serão interrompidos. Em acidentes leves, que não tenham vítimas, o motorista pode retirar o veículo da pista e sinalizar, podendo entrar em contato com a PRF para tirar dúvidas quanto ao procedimento”, explicou Maciel Junior, da comunicação social da PRF.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, a corporação sempre atuou nas rodovias auxiliando as concessionárias em acidentes. “A diferença é que agora vamos absorver as demandas que elas recebiam pelo 0800 e atuar juntamente com o Samu”, disse.
Contatos úteis em caso de acidentes:
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
Samu: 192
Siate: 193
As rodovias estaduais serão de responsabilidade do DER-PR, e as federais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os órgãos abriram uma série de licitações para a prestação de serviços de manutenção e socorro nas estradas.
As empresas vencedoras vão fazer a conservação do pavimento, controle de vegetação próxima às pistas, drenagem e sinalização dos trechos. A validade dos serviços que estão sendo contratados é de até dois anos.
Novo pacote de concessão
Veja 10 perguntas e respostas sobre o fim das concessões e o novo modelo de pedágio
O novo pacote de concessão é formado por rodovias estaduais e federais. São 2,3 mil quilômetros das concessões que estão terminando e outros 1 mil quilômetros de novos trechos.
Os contratos de pedágio vão ser divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente. A decisão de cada um dos lotes será feita por disputa livre na bolsa de valores. Vence a empresa que conceder o maior desconto na tarifa base.
Confira a proposta de preços de tarifas para as novas concessões
Governo e União ainda não definiram como serão reajustes das tarifas
A perspectiva é que o pregão ocorra em 2022, com assinatura do contrato no último trimestre do ano. O Governo do Paraná estima que as novas tarifas sejam de 40% a 50% mais baratas que se pagava nas concessões que estavam em vigor.
Serão criadas 15 novas praças de pedágio no estado. Entre as obras previstas no pacote, estão a duplicação de quase 1,8 mil quilômetros e a instalação de rede de internet wi-fi em todos os trechos de concessão.
Novos contratos de pedágio das rodovias no Paraná vão ser divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente
g1 PR
O modelo também prevê a construção de 10 contornos urbanos e faixas adicionais em rodovias já duplicadas, terceiras faixas, além de câmeras de monitoramento e iluminação em LED.
A maior parte das obras devem acontecer nos primeiros sete anos de concessão. Os novos contratos devem valer por 30 anos.
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