UPME realizou mais de 1 milhão de esterilizações após reestruturação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Novo episódio do Programa Minha Vida Premiada, da Megamania, apresenta as melhorias realizadas na Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados O Minha Vida Premiada apresenta mais uma reforma realizada no Hospital de Clínicas com repasses da Megamania aos Amigos do HC. A Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados (UPME) recebeu R$ 1,6 milhões para melhorias no setor. Antes da reforma, todos os procedimentos de higienização e desinfecção eram feitos manualmente, o que colocava em risco a saúde e a segurança dos funcionários e pacientes.
A nova forma de cadastramento por QR Code faz com que todos os materiais sejam facilmente localizados.
Assessoria Amigos do HC
Após a reestruturação da UPME, todo processo foi automatizado, o que otimizou o trabalho das equipes. O número médio de esterilizações diárias chega a 3 mil, sendo 90 mil mensalmente. Somente em 2020, a unidade realizou cerca de 1 milhão de esterilizações. Com o valor investido foi possível adquirir o novo maquinário, com três termodesinfectoras, três autoclaves e quatro caixas de dois mil litros.
Outro trabalho beneficiado com a reforma foi a conferência dos equipamentos, que antes era feita manualmente. Um sistema de rastreamento foi implantado para a conferência dos equipamentos por meio de QR Code, que faz com que os funcionários saibam exatamente onde cada material está. Dessa forma, podem ser feitas solicitações e abastecimentos de centro cirúrgico e outros setores do hospital.
Durante a pandemia da Covid-19, o setor foi imprescindível para que o número de contaminações fosse controlado, já que os materiais utilizados por pacientes com Covid-19 tinham horário de coleta exclusivo, o que evitou a dissipação do vírus.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se as estratégias de prevenção contra contaminações hospitalares forem seguidas, podem ser prevenidas 3 em cada 4 mortes.
A nova UPME do HC, implantada no fim de 2019, permite que os materiais sejam localizados com facilidade e disponibilizados rapidamente para uso, com a segurança necessária para evitar infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS), além de ser uma das únicas do país com esta tecnologia empregada.

“Minha Vida Premiada”
Às segundas-feiras você tem um encontro marcado com a Megamania. No intervalo do Boa Noite Paraná, na RPC TV, iremos contar mais histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas ao serem ganhadoras dos nossos sorteios.
No programa “Minha Vida Premiada”, alguns ganhadores irão falar sobre sua história e explicar como a premiação representou uma mudança importante para cada um deles. Além disso, você irá conhecer diversas melhorias realizadas no Hospital de Clínicas, proporcionadas pela parceria entre a Megamania e a Associação Amigos do HC.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima