To Circulando – Toledo

Inovação em evidência: Toledo promove, de 18 a 21/10, o 1º Am&Tech

O governo municipal, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo (Funtec) incentiva e promove entre segunda e quinta-feira da próxima semana (18 a 21) o 1º Am&Tech – Arranjo Municipal de Tecnologia, Ciência, Inovação e Empreendedorismo. A iniciativa tem o objetivo de  reunir em um só lugar todas as iniciativas desenvolvidas por empresas, entidades, órgãos públicos e instituições de ensino superior que atuam nestas áreas de forma a fomentar o debate e o intercâmbio de informações entre eles.

Além disso, o 1º Am&Tech também se destina à apresentação ao público específico e geral das novidades que estão sendo desenvolvidas por estes players por meio de estandes, cursos, oficinas e workshops. As inscrições para estas atividades e o acesso à programação completa podem ser realizadas pelo hotsite do evento: www.toledo.pr.gov.br/1amtech.

Os câmpus locais do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Centro Universitário FAG, além do Núcleo Regional de Educação (NRE/Toledo), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal da Educação (Nite/Smed), do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR), do Biopark, do Sicredi Progresso, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), da Agência do Trabalhador, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet), do  Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e do Sistema Fiep [Federação das Indústrias do Estado do Paraná] compõe o arranjo que estará em evidência no evento.

Caberá, aliás, ao Sistema Fiep, receber, entre 19 e 21 de outubro, a maioria das atividades  do 1º Am&Tech na unidade local do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR) – localizada na Rua Júlio de Castilhos, 3465 (acesso pela Avenida Parigot de Souza). A abertura, na manhã de segunda-feira (18), será bem perto dali: no Teatro Municipal, a partir das 10h, com a presença de várias autoridades.

Entre elas, o superintendente-geral de Inovação (SGI), órgão ligado à Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, Marcelo Rangel, que falará sobre o programa Pacto pela Inovação. Em seguida, o presidente e idealizador do Biopark, Luiz Donaduzzi, ministrará palestra sobre inovação e empreendedorismo. Depois da fala do empresário, autoridades, organizadores e convidados participam de reunião no local do evento. Dali eles seguem para almoço e visita ao Biopark.

O diretor-executivo da Funtec, Carlos Nascimento, destaca que o nome do evento é uma derivação da expressão da língua inglesa “I am tech”, isto é, “Eu sou tech” em português. “A ideia do Am&Tech é trazer todos os ativos de ciência, tecnologia e pesquisa dos parceiros que estão na organização, reunindo num espaço todas essas atividades. Conhecendo primeiro o que cada um faz, será possível entendermos de que forma poder público e iniciativa privada podem melhorar a atuação de cada um, reunindo esforços para melhorar performance em ciência e tecnologia e levando em conta a vocação de Toledo nesta área tecnológica. Neste cenário, nós, enquanto poder público, temos que buscar o aprimoramento das relações institucionais com estes players”, pontua.

Nascimento ressalta que a Funtec tem a intenção de promover o Am&Tech anualmente. “Queremos que cada edição supere os resultados das anteriores e isso será feito com atrativos tanto para o público especialista quanto para o público em geral. Nesta primeira ofereceremos, por exemplo, mostras e arena de robôs, mesas de legos, óculos de realidade virtual, tela interativa e painéis, atividades que vão chamar a atenção do público mais jovem. As escolas de ensino fundamental e médio, que podem incluir conceitos de robótica e iniciação à programação em suas grades curriculares,  levarão seus alunos para terem contato com este universo e estes também conhecerão o que as instituições de ensino superior estão fazendo e os cursos que disponibilizam”, analisa. “O mundo profissional também marcará presença com a Agência do Trabalhador, que estará no local oferecendo e captando para as empresas de tecnologia, que precisam muito de mão de obra qualificada. Enfim, todo este ambiente estará cercado de oportunidades de crescimento para os atores envolvidos”, salienta.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google
Share on email

Veja Támbem