Casos de covid explodem em Umuarama e Secretaria de Saúde pede atenção da população

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Umuarama vinha mantendo o número de casos diários de covid-19 abaixo de cinco, porém, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (4) foram confirmados 52 novos casos. Muitos deles foram identificados em uma mesma família, indicando contaminações ocorridas em viagens e festas e reuniões. Apesar de considerados ‘aleatórios e pontuais’, esse aumento coloca o setor de saúde em estado de alerta.

Os casos informados no Boletim Covid de hoje são de 28 mulheres e 24 homens (nenhuma criança foi diagnosticada). Franzimar Siqueira de Morais, coordenador da Vigilância Saúde, destaca que a identificação de variantes é realizada pelo Lacen (Laboratório Central do Estado), a partir das amostras que o município envia rotineiramente. “O Lacen demora alguns dias para apresentar os resultados e a identificação da variante do vírus, porém, até o momento não foi identificado nenhum caso da variante ômicron em Umuarama”, relata.

O número de casos ativos aumentou de 45 para 80, da mesma forma que o número de casos suspeitos, que foi de 301 para 347. Segundo Morais, neste período de seca, muitas pessoas têm sintomas que se confundem com a covid-19 e, quando procuram o Ambulatório de Síndromes Gripais, são classificadas como suspeitas até sair o resultado do exame. “Quando ‘positivo’ para covid ficam como ativos no Boletim, quando ‘negativo’ deixam a contagem”, detalha.

A previsão para os próximos dias, segundo Morais, é de aumento no número de casos suspeitos e, consequentemente, de confirmados para coronavírus. “Por isso nunca é demais pedir à população que não deixe de completar o ciclo vacinal, com a primeira, segunda e dose de reforço. Fiquem atentos ao calendário de vacinação e continuem respeitando os protocolos para impedir a proliferação do vírus, usando máscaras, álcool gel e sem aglomerações”, recomenda.

Em 21 meses de pandemia, 19.642 pessoas receberam exames com resultados positivos para covid-19, sendo que, deste total, 19.237 se recuperaram (98%). “Felizmente nenhuma morte pela doença foi registrada e o total de óbitos continua em 325”, pontua o coordenador.

Ainda de acordo com o Boletim Covid, no Hospital Uopeccan há uma pessoa de Umuarama sendo tratada na UTI. Já nas enfermarias, não há ninguém da cidade internado. Mesmo com os números em ascensão, o município segue classificado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) com bandeira verde, indicando que o risco de contaminação é considerado baixo.

Fonte:ObemDito

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima