Vacinação garante Natal seguro em Toledo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

No levantamento realizado pelo Comitê de Operações Emergenciais de Toledo (COE), desde o dia 10 de dezembro de 2021 a média móvel de casos de Covid-19 se mantém em um caso por dia. Há 20 dias, a média móvel era de quatro casos por dia. Na avaliação dos profissionais de saúde, a adesão da população ao calendário de vacinas contra a Covid-19 contribuiu significativamente para a redução do número de casos e melhora do quadro epidemiológico do município.

O médico do COE, Fernando Pedrotti, acredita que Toledo só terá um Natal e um Ano Novo seguro em função da maciça adesão da população para tomar a vacina, somados aos cuidados corretos de uso de máscara, álcool 70% e distanciamento social. “Com o passar do tempo a eficiência da vacina vai perdendo sua capacidade de proteger o cidadão, por isso é importante estar atentos aos prazos para tomar a segunda dose ou a dose de reforço, conforme o caso”, alerta Pedrotti.

Na avaliação da semana epidemiológica SE49/2021, de 5 a 11 de dezembro, e da SE50/2021, de 12 a 18 de dezembro, conforme os critérios considerados pela Matriz de Risco adotada por Toledo, o quadro da pandemia é de estabilidade, permanecendo a Bandeira Amarela, ou seja, baixo risco de contaminação para Covid-19.

Para ilustrar melhor esse momento, no último dia de novembro (30) haviam 61 casos ativos de Covid-19 no município. Nesta terça-feira (21) há registro de 16. No mês, somam-se 32 casos positivos em Toledo. Dezembro também tem se destacado por ser o primeiro mês sem óbitos desde abril de 2020.

Pedrotti reforça o alerta para os cuidados, já que recentemente houve o registro de um caso de Influenza H3N2 em Toledo. “A forma de transmissão é a mesma do coronavírus, portanto, os cuidados também devem ser os mesmos”, orienta.

Vacina antes do Natal

Devido aos bons resultados que a imunização da população trouxe com a aplicação das vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando um atendimento especial nos próximos dias, incluindo dois mutirões com horário estendido de atendimento das 8h às 20h, nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22), nas Unidades Básicas de Saúde dos Jardins Coopagro e Panorama e no Centro de Saúde. As demais unidades continuam realizando a vacinação no horário de funcionamento habitual.

Saiba mais sobre a manutenção dos cuidados e a mudança no intervalo de aplicação da vacina acessando esse link.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima