Destaques, Notícias, Toledo

Crianças do maternal fazem visita ao Horto Florestal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Hoje os técnicos da Secretaria Municipal Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) receberam dois grupos de visitantes bem diferentes do habitual para realizar a trilha ecológica do Horto Florestal. Foram os alunos do Maternal do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pingo de Gente. Quatro turmas, com estudantes entre 2 e 3 anos de idade, se dividiram entre o período da manhã e da tarde, acompanhados das professoras e da diretora do Cmei.

A coordenadora das Centrais de Valorização e Educação Ambiental da SMDAS, Thaísa Dullius, explicou que a atividade de Educação Ambiental realizada na trilha normalmente é direcionada para pessoas mais adultas, mas, nestes casos, os guias adaptam o discurso. “A gente sempre conta o histórico do Parque, da Nascente Panambi, a diferença de solo, essas coisas assim. Para as crianças adaptamos o roteiro, tentamos evidenciar mais a prática e torcermos para eles encontrarem os animaizinhos, que é o objetivo das crianças”, explicou a coordenadora.

Thaísa relatou como foi o trajeto com as crianças: “Paramos na Sanga para pegar aquelas plantinhas aquáticas para que pudessem tocar e pegar na mão. Aí tem uma parada lá no solo hidromórfico, onde separamos eles em grupos para pularem e sentirem o chão tremendo. Basicamente essas são as paradas. Pedimos para eles observarem as árvores, escutarem os passarinhos e torcer para encontrarem um bichinho. Hoje eles encontraram jabutis, tanto a turma da manhã quanto a da tarde”, relatou.

Foi um show de sensações e novas emoções. As crianças chegaram com aquela aparência tímida, mas manifestando bastante curiosidade pelas novidades que estavam por vir. Os amigos David Bilato e Murilo José Johan, 3 e 4 anos, respectivamente, estavam entre os mais empolgados do vespertino com cada passo da trilha.

David disse que achou tudo “bonito, vi a tartaruga [jabuti], ela é bem amiga” e já adiantou que quer voltar outro dia. O Murilo contou que “eu vi os bichos, a cigarra… Eu gostei de vir aqui, gostei dos bichos e da trilha”.

A diretora do Cmei Pingo de Gente, Janaina Alves, informou que o objetivo da atividade era encerrar as atividades do projeto “Quintal do Pingo”, realizado no Cmei e que envolve projeto de horta, natureza e alimentação saudável. “O intuito era mostrar que a natureza é muito maior do que aquilo que trabalhamos lá na escola. Essa é uma atividade importante, pois muitas dessas crianças têm a oportunidade de vir com a família, já outros não terão mais esse momento. Foram experiências que puderam vivenciar junto com os colegas. Temos alunos autistas que vivenciaram a inclusão, que também é um desafio para nós, professores, pois cada vez mais cedo estamos trabalhando com esse público”, salientou a diretora.

As visitas à Trilha Ecológica do Horto Florestal podem ser agendadas na SMDAS pelo WhatsApp (45) 9125-2210.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima