Notícias, Paraná, Toledo

USF Panorama é vitrine do PlanificaSus para Toledo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O município de Toledo sediou nesta segunda-feira (29) o Workshop de Abertura do PlanificaSUS Paraná envolvendo prefeitos e gestores de saúde dos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde (20ª RS). O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde e 20ª RS. A cerimônia aconteceu na Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR).

A proposta foi apresentada por técnicas da Sesa para os municípios da região, os quais terão acompanhamento de tutores para auxiliar na implementação das mudanças necessárias em cada unidade de saúde. Em Toledo, a Estratégia de Saúde da Família do Panorama foi escolhida para ser a vitrine do município. Ela será a unidade laboratório. Na regional, a vitrine será o município de Terra Roxa.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, da Sesa, coordenadora do PlanificaSUS Paraná representou o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, no convencimento dos municípios. Até agora 150 já aderiram à nova metodologia proposta.

O prefeito Beto Lunitti, acompanhado da secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, da diretora de Atenção Básica, Sirlene Dela Torre e das tutoras do PlanificaSUS em Toledo, Fernanda Bittencourt e Tatiane Veiga Rodrigues, assinou o Termo de Adesão ao PlanificaSUS. Os demais prefeitos e representantes dos 18 municípios da região repetiram o ato durante o evento.

“Que bom que estamos nesse processo constante de aperfeiçoamento da saúde pública e do próprio SUS, que prova a cada dia que é um sistema público vital para o povo brasileiro com toda a sua dificuldade que tem e com as desigualdades que se apresentam”, declarou em seu discurso o prefeito Beto Lunitti.

“A proposta é melhorar o acompanhamento de pacientes crônicos, estratificando e encaminhando para a rede especializada quando necessário”, explicou a diretora da Atenção Primária, Sirlene Dela Torre.

PlanificaSUS

Os gestores municipais estão assumindo o compromisso de implantar o “PlanificaSUS Paraná” (a organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde), por meio da metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, executado pela Secretaria de Estado da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, juntos, visando fortalecer a Rede de Atenção à Saúde no SUS.

O projeto teve início no Paraná no ano de 2019 na 04ª Região de Saúde/Irati e a região obteve o melhor resultado dentre todas as regiões no Brasil. A partir daí, com o atual momento pandêmico, e a necessidade de reorganizar os serviços, a Sesa lançou o “PlanificaSUS Paraná”, e iniciou a expansão para as 22 regiões de saúde.

Todo este trabalho vem sendo discutido no grupo condutor estadual do PlanificaSUS, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, com integrantes da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (ACISPAR), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS).

Em Toledo

Segundo a enfermeira Fernanda Bittencourt, Tutora na implantação da metodologia em Toledo, já teve início a preparação teórica dos profissionais e até fevereiro deve iniciar o processo de territorialização. Por meio de workshops e diálogos em grupo haverá um momento de alinhamento de conceitos entre profissionais de diferentes níveis de atendimento do usuário SUS. A proposta da Sesa não é desconstruir processos, mas avançar a partir da organização local e integrar os serviços.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima