Mundo

O Assunto #684: França – Macron x Le Pen de novo no 2° turno

o-assunto-#684:-franca-–-macron-x-le-pen-de-novo-no-2°-turno
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Cinco anos depois de ser eleito, o presidente francês volta a enfrentar a candidata de extrema-direita. Um primeiro olhar pode indicar um cenário parecido com a última eleição, mas agora os discursos são outros. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Cinco anos depois de ser eleito, o presidente francês volta a enfrentar sua adversária de 2017. Um primeiro olhar pode indicar um cenário parecido com a última eleição, mas agora os discursos são diferentes: “vai ser uma eleição a favor ou contra a política liberal do Macron, mais do que uma briga entre a extrema-direita e o centro democrático”, analisa o cientista político Miguel Lago, que leciona na Universidade Columbia, em Nova York, e na Sciences Po, em Paris. Na conversa com Julia Duailibi, Lago analisa o que deve ocorrer nas próximas duas semanas antes do 2° turno. Para barrar a extrema-direita, segundo ele, “Macron vai precisar ter o candidato socialista Mélenchon o apoiando explicitamente”. Lago lista ainda as implicações para geopolítica da Europa em tempos de guerra na Ucrânia e as possíveis consequências para o Brasil.
O que você precisa saber:
França: esquerda, centro e direita se unem para barrar Le Pen
Eleição: reedita 2º turno; veja propostas de Macron e Le Pen
Le Pen: União Europeia e Otan temem vitória da candidata
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Tiago Aguiar, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Gustavo Honório e Eto Osclighter. Apresentação: Renata Lo Prete.

Comunicação/Globo

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima