Mundo

Guerra na Ucrânia: veja os principais acontecimentos do 15º dia de conflito

guerra-na-ucrania:-veja-os-principais-acontecimentos-do-15o-dia-de-conflito
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Corredores humanitários para retirada de civis funcionaramm parcialmente. Ucrânia acusa Rússia de bombardear maternidade. A guerra na Ucrânia chegou nesta quinta-feira (10) ao seu 15º dia, marcado por mais um dia de tentativa de remover civis das áreas mais perigosas por corredores humanitários e a expectativa quanto ao encontro dos chanceleres russo e ucraniano, na Turquia.
Veja os principais fatos recentes da guerra:
No terceiro dia de cessar-fogo para retirada de civis, os corredores humanitários estão previstos para acontecer em seis cidades. No dia anterior, o funcionamento foi parcial. Oficiais ucranianos disseram que moradores de Sumy e Enerhodar conseguiram sair de suas cidades. Já os bombardeios nas regiões de Kharkiv e Mariupol continuaram, impedindo a saída de civis ou a chegada de suprimentos.
Os chanceleres, Dmytro Kuleba (Ucrânia) e Sergei Lavrov (Rússia) irão se encontrar durante uma reunião na cidade de Antália, na Turquia. O encontro está previsto para acontecer a partir das 9h no horário local (3h do horário de Brasília).
O presidente da Ucrânia, Volodymr Zelensky, disse que as tropas russas “passaram dos limites” ao atacar uma maternidade em Mariupol. Ao menos 17 pessoas ficaram feridas. Ele ainda condenou o ataque como um genocídio.
Segundo o governo ucraniano, quase 1.200 moradores de Mariupol já morreram desde o começo da invasão, em 24 de fevereiro.
A extinta usina nuclear de Chernobyl foi desconectada da rede de energia e há risco de liberação de substâncias radioativas. Apesar de não estar mais em operação, é preciso resfriar o combustível nuclear que ainda está armazenado. A Agência Internacional de Energia Atômica explica que não houve impacto crítico de segurança e, pelo volume de material em Chernobyl, é possível controlar o calor sem necessidade de energia elétrica.
Acompanhe a cobertura em tempo real

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima