Mundo

Rússia permitirá corredor humanitário em Kiev e ao menos mais 3 cidades na Ucrânia, diz agência

russia-permitira-corredor-humanitario-em-kiev-e-ao-menos-mais-3-cidades-na-ucrania,-diz-agencia
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Cessar-fogo às cidades ucranianas deve iniciar às 10h desta segunda (7) no horário de Moscou – 4h da manhã no horário de Brasília. Refugiados embarcam em estaçâo de trem em Kiev, capital da Ucrânia, em direção a Lviv, no oeste do país, na fronteira com a Polônia, no dia 6 de março de 2022
Gleb Garanich/Reuters
Corredores humanitários de Kiev, Mariupol, Kharkiv e Sumy serão abertos a pedido do presidente francês Emmanuel Macron, disse a agência de notícias Reuters via Interfax na madrugada desta segunda (7), citando o Ministério da Defesa da Rússia.
A informação é de que o cessar-fogo às cidades ucranianas ocorrerá às 10h desta segunda no horário de Moscou – 4h da manhã no horário de Brasília.
A Reuters informa que mapas publicados pela agência de notícias RIA mostram que o corredor de Kiev levará a Belarus, enquanto os civis de Kharkiv terão apenas um corredor que levará à Rússia. Corredores de Mariupol e Sumy levarão a outras cidades ucranianas e à Rússia.
Aqueles que querem deixar Kiev também poderão ser transportados de avião para a Rússia, disse o ministério russo, acrescentando que usaria drones para monitorar a evacuação e que “as tentativas do lado ucraniano de ludibriar a Rússia e todo o mundo civilizado… são inúteis desta vez”.
No final de semana, esforços para abrir uma rota de evacuação de civis de Mariupol e da cidade de Volnovakha, no sudeste do país, fracassaram.
As delegações ucranianas e russas já tiveram duas rodadas de negociações desde o início da ofensiva, no dia 24 de fevereiro. No último encontro, os países concordaram com a criação de corredores humanitários para a retirada de civis, que não foi respeitada pelo 2º dia consecutivo.
Nesta segunda, os dois países em conflito podem voltar a discutir. No sábado (5), o negociador ucraniano David Arakhamia disse que as negociações aconteceriam hoje, sem fornecer mais detalhes. Já os russos foram menos assertivos.
“A terceira rodada pode de fato acontecer nos próximos dias, é possível que seja na segunda-feira, dia 7”, disse o negociador russo Leonid Slutsky, segundo a agência Interfax.
(VÍDEO: Entenda o que é corredor humanitário e seu papel na guerra da Ucrânia.)
Entenda o que é corredor humanitário e seu papel na guerra da Ucrânia

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima