Mundo

Funcionários da usina nuclear de Zaporizhzhia pedem que exército russo pare ataque; VÍDEO

funcionarios-da-usina-nuclear-de-zaporizhzhia-pedem-que-exercito-russo-pare-ataque;-video
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Tropas russas atacaram usina na última quinta-feira (3). Imagens foram divulgadas pelo jornal americano The New York Times e pela imprensa ucraniana. Funcionários de Usina Nuclear de Zaporizhzhia pede para russos interromperem ataque
Imagens atribuídas à autoridade nuclear da Ucrânia mostram funcionários da usina de Zaporizhzhia pedindo que as tropas russas cessem o ataque da última quinta-feira (3). As imagens foram publicadas pela imprensa ucraniana e pelo jornal americano The New York Times, que verificou sua autenticidade.
No vídeo, é possível ver que os funcionários gritam palavras de ordem em autofalantes.
Mapa mostra onde ficam usinas nucleares da Ucrânia
Entenda a importância da usina nuclear de Zaporizhzhia. Assista
“Parem de atirar imediatamente. Vocês estão colocando em risco a segurança do mundo inteiro. A operação de uma parte crucial da fábrica de Zaporizhzhia pode ser danificada. Não conseguiremos restaurá-la.”, diz uma voz.
Zaporizhzhia, a usina de energia atômica que foi tomada pela Rússia na sexta-feira (4), foi construída entre 1984 e 1995, é a maior usina nuclear na Europa e a 9ª desse tipo de energia do mundo.
O prédio atingido fica do lado de fora do complexo e era usado para treinamento de pessoal —não havia nada lá que pudesse emitir radiação.
Para especialistas ouvidos pelo g1, o ataque foi altamente irresponsável até mesmo em situação de guerra.
Na pior das hipóteses, o impacto poderia ser equivalente a 10 vezes o do acidente de Chernobyl, mas a usina de Zaporizhzhia é mais segura.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima