Mundo

Governo do Kentucky identifica crianças e idosos entre mortos por tornados

governo-do-kentucky-identifica-criancas-e-idosos-entre-mortos-por-tornados
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Vítima mais jovem teria cinco meses, segundo o governador do estado, Andy Beshear. Ao menos 64 corpos já foram identificados, 105 permanecem desaparecidos. Tornado deixa mortos e causa estragos no Kentucky, nos EUA
O governador do Kentucky, Andy Besheard, informou nesta segunda-feira (13) que há crianças e idosos entre os mortos após a passagem de vários tornados pelos Estados Unidos.
O balanço mais recente do governo do estado aponta que ao menos 64 corpos já foram identificados pelas autoridades, mas que 105 pessoas permanecem desaparecidas.
As idades das vítimas variam entre cinco meses e 86 anos, disse Besheard em entrevista coletiva bastante emocionado. “Seis dos mortos têm menos de 18 anos”.
Os tornados atingiram cinco estados, e deixaram mais de 90 mortos na região. Cerca de trinta tempestades atingiram o país, e o Kentucky foi o estado mais atingido.
LEIA TAMBÉM:
Busca desesperada por sobreviventes continua após devastação dos tornados nos EUA
VEJA FOTOS: Imagens mostram devastação causada por tornados
IMAGENS DE DRONE: Tornados deixam mais de 80 mortos e rastro de destruição
Destruição em fábrica de velas
Em Mayfield, no estado de Kentucky, a devastação foi a mais severa. A fábrica de velas Mayfield Consumer Products ficou reduzida a vigas retorcidas e chapas de metal empilhadas com vários metros de altura.
Equipados com guindastes, escavadeiras e outros dispositivos mecânicos, os socorristas tentaram, no domingo, encontrar sobreviventes.
Cerca de 110 funcionários estavam trabalhando na fábrica na sexta-feira (10) à noite para darem conta da demanda da temporada de Natal, quando o tornado destruiu o prédio. Várias dezenas desses trabalhadores continuam desaparecidas.
O governador do estado disse em entrevista coletiva que, segundo a fábrica, ao menos 94 dos funcionários estariam em segurança, 8 estariam mortos e 8 desaparecidos.
“Ainda há esperanças. Mas, por enquanto, o que esperamos é um refúgio acolhedor para nossos sobreviventes”, afirmou a a prefeita de Mayfield, Kathy O’Nan, à NBC.
A fábrica de velas, uma empresa familiar, criou um fundo de emergência para ajudar as famílias.
Desastre federal
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou no domingo à noite situação de “desastre federal” no Kentucky.
Os serviços de emergência prosseguem com as buscas por sobreviventes, mas autoridades federais e locais já advertiram que o número de vítimas fatais deve aumentar nas próximas horas.
A pedido do governador do Kentucky, Andy Beshear, Biden atualizou uma declaração prévia de emergência para “desastre”, o que permite o envio de ajuda federal para os trabalhos de recuperação.
Antes ele já havia classificado a passagem dos tornados pelo coração dos Estados Unidos como “uma das maiores” na história do país.
Beshear advertiu que os cães farejadores ainda estão encontrando corpos.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima