Mundo

Terceira missão da Blue Origin leva filha do primeiro astronauta americano a ir ao espaço

terceira-missao-da-blue-origin-leva-filha-do-primeiro-astronauta-americano-a-ir-ao-espaco
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Sessenta anos depois do histórico voo do pai, Laura Shepard retornou com sucesso à Terra depois de um voo no espaço de cerca de 11 minutos da empresa espacial do bilionário Jeff Bezos. Foi a primeira vez que a cápsula levou seis passageiros. O foguete New Shepard, da empresa Blue Origin, decola do Texas levando seis passageiros para uma viagem no espaço neste sábado (11)
Mario Tama/Getty Images/AFP
Um foguete da Blue Origin realizou com sucesso neste sábado (11) uma breve missão que levou ao espaço seis passageiros, incluindo Laura Shepard Churchley, a filha do primeiro americano no espaço, sessenta anos depois do histórico voo de seu pai.
Este foi o terceiro voo tripulado da empresa espacial do bilionário Jeff Bezos, que fez parte da equipe que viajou para o espaço no primeiro lançamento, em julho.
O foguete decolou de uma plataforma no Texas, nos Estados Unidos, às 09h01 locais (12h01 no horário de Brasília) e seus passageiros aterrissaram cerca de 11 minutos depois.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp 
Compartilhe esta notícia no Telegram
Esta foi a primeira vez que a cápsula do foguete New Shepard – que recebeu este nome em homenagem a Alan Shepard – operou com capacidade total. Os voos anteriores levaram apenas quatro passageiros.
Também estavam a bordo um americano famoso, o apresentador de televisão e ex-jogador profissional de futebol americano Michael Strahan e quatro passageiros que pagaram a viagem: os empresários Dylan Taylor e Evan Dick e um pai com seu filho, Lane e Cameron Bess, este último de 23 anos.
O preço da passagem, no entanto, não foi anunciado.
Os voos suborbitais da Blue Origin duram apenas cerca de 11 minutos, do lançamento ao pouso, por isso os passageiros permanecem no espaço por um curto espaço de tempo.
O foguete decola verticalmente e, a cerca de 75 km de altitude, a cápsula se separa do lançador, continuando sua trajetória até alcançar mais de 100 km – a linha Karman –, que marca o início do espaço, segundo a convenção internacional.
O foguete New Shepard, da empresa de Jeff Bezos, decola rumo ao espaço levando pela primeira vez seis passageiros, entre eles a filha do primeiro americano a ir ao espaço.
Mario Tama/Getty Images/AFP
Durante o voo, os passageiros podem se levantar de seus assentos, flutuar por alguns momentos em gravidade zero e admirar a curvatura da Terra por meio de grandes janelas.
O lançador retorna automaticamente para pousar em uma pista, enquanto a cápsula começa uma queda livre para voltar à Terra, antes de ser freada por um paraquedas, e depois por retrofoguetes.
Mario Tama/Getty Images/AFP
Cápsula do foguete New Shepard desce usando sistema de paraquedas perto de Van Horn, no Texas, neste sábado (11).
Alan Shepard
Jerry Cobb observa réplica da cápsula que levou Alan Shepard ao espaço em uma conferência em Tulsa, Oklahoma, em 26 de maio de 1961
AP Photo/William P. Straeter
Alan Shepard realizou um voo espacial de 15 minutos em 5 de maio de 1961, 23 dias depois do voo histórico do soviético Yuri Gagarin, o primeiro humano no espaço.
Foi também o quinto dos 12 homens que pisaram na Lua. Morreu em 1998. O setor dos voos espaciais comerciais começou recentemente, no qual a Blue Origin compete com a Virgin Galactic.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima