Mundo

Presidente de Burkina Faso nomeia ex-funcionário de ONU como primeiro-ministro

presidente-de-burkina-faso-nomeia-ex-funcionario-de-onu-como-primeiro-ministro
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Lassina Zerbo foi encarregado da organização de proibição dos testes nucleares nas Organização das Nações Unidas até agosto deste ano. Ele sucederá Joseph Dabire, que renunciou em 8 de dezembro. O novo primeiro-ministro de Burkina Faso, Lassina Zerbo, em foto de 2 de outubro de 2019
Joe Klamar/AFP
O presidente de Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, escolheu nesta sexta-feira (10) como primeiro-ministro Lassina Zerbo, ex-funcionário da ONU encarregado da organização de proibição dos testes nucleares, de acordo com um decreto presidencial.
“O presidente […] decreta: Lassina Zerbo é nomeado primeiro-ministro”, informou o porta-voz do governo, Stéphane Wenceslas Sanou, ao ler o decreto na televisão.
Zerbo, de 58 anos, foi secretário-executivo da Organização do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares, baseada em Viena, na Áustria, entre 2013 e agosto de 2021.
Ele sucederá Joseph Dabire, que renunciou em 8 de dezembro, depois que o presidente afirmara em novembro que o país precisava de um Poder Executivo “mais forte”, em face das manifestações antigovernamentais e da violência jihadista.
Desde 2015, os ataques dos extremistas islâmicos se tornaram cada vez mais regulares e mortais em Burkina Faso, período em que assassinaram cerca de 2 mil pessoas e provocaram o deslocamento de 1,4 milhão de pessoas, especialmente no norte e no leste do país.
Vídeos: Os mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima