Mundo

Você viu? Garimpo ilegal, mortes no Complexo do Salgueiro, atrasado do Enem, nova variante da Covid, cistite de Anitta e Roberto Carlos sem combustível

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 22 a 26 de novembro. Garimpo ilegal na Amazônia. Mortes no Complexo do Salgueiro. Nova variante da Covid. Cistite de Anitta. Roberto Carlos sem combustível. Jogador de vôlei da Itália enganado. Papai Noel gay na Noruega. O caso das búfalas maltratadas. Acidente aéreo em Ubatuba. A noiva que bordou o vestido de casamento em relevo.
Newsletter do g1: receba um resumo com as notícias do dia no seu e-mail
Garimpo ilegal
Usado por moradores das cidades Nova Olinda do Norte, Borba e Novo Aripuanã para chegar a Manaus, o rio Madeira foi tomado por garimpeiros ilegais que formaram quase que “uma vila flutuante” ali. Apesar de não ser algo incomum na região, desta vez, a quantidade de balsas e dragas chamou a atenção de quem vive e precisa daquele local. Além de prejudicar o trânsito fluvial, os garimpeiros usam um mercúrio que é capaz de causar lesões nos órgãos de quem se alimentam todos os dias com peixes contaminados. É importante frisar: povos tradicionais da Amazônia possuem o hábito alimentar muito marcado pelo consumo de pescado.
“Se você come diariamente, duas ou três vezes, peixe contaminado pelo mercúrio, o corpo não tem tempo de eliminar, e ele vai acumulando. Nisso, ele vai provocando lesões em órgãos, principalmente no cérebro, nos rins, no fígado, e no coração”, afirmou ao g1 Paulo Cesar Basta, médico e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz.
Hamilton Mourão, vice-presidente, disse que a Marinha e a Polícia Federal “já estão se preparando pra agir”. O vídeo abaixo mostra como é funcionamento ilegal das dragas; assista:
Garimpeiros mostram funcionamento das dragas e o ouro extraído no Rio Madeira, no AM
Garimpeiros ameaçam revidar ação de autoridade
Complexo do Salgueiro
Aproximadamente 500 estudantes que moram no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, não conseguiram realizar o primeiro dia de prova do Enem por causa do tiroteio entre policiais e traficantes. Segundo relatos dos moradores, a operação prejudicou a circulação dos ônibus no local e, por causa da insegurança, muitos optaram por se resguardar em casa.
Dez pessoas formam mortas — um policial militar, um suspeito de atacá-lo e oito homens cujos corpos foram encontrados em um manguezal. De acordo com a investigação, dois homens, o acusado de ter atirado contra o sargento e um menor de idade não tinham passagens pela polícia.
Moradores disseram que os corpos encontrados no mangue apresentavam sinais de tortura. Laudos da Polícia Civil não apontaram “indícios de facadas ou outro tipo de arma com ação cortante ou perfurocortante” nos corpos.
Complexo do Salgueiro: o que se sabe sobre os 8 corpos achados em mangue
A tempo para o Enem
Foi por pouco — muito pouco — e sob forte torcida que o estudante Breno Oliveira Nunes, de 17 anos, conseguiu entrar no seu local de prova para fazer o Enem em Cuiabá, no MT. Quando o portão eletrônico estava quase fechando por completo, ele se arrastou pelo chão e passou para o lado de dentro. Quem assistiu à cena comemorou com entusiasmo e alívio. O atraso aconteceu porque Breno estava na cerimônia de primeira eucaristia da irmã. A família ficou feliz e orgulhosa com a disposição de Breno para realizar a prova. “Ele pensou que todos iriam rir dele e que seria motivo de ‘chacota’, mas expliquei que não, que foi motivo de inspiração”, disse o pai, Edésio Nunes.
Estudante consegue entrar no local de prova segundos antes do fechamento total do portão
Vale ressaltar: amanhã tem Enem de novo. No segundo e último dia de prova, estudantes responderão a 45 questões de matemática e a 45 de ciências da natureza. Veja revisão do que mais cai na prova e fórmulas essenciais sobre os assuntos.
Visionária
Alunos da escola Nazaré Severiano, em Santana do Acaraú (CE), que assistiram e participaram das aulas da professora Núbia Rocha fizeram o primeiro de dia de Enem com mais “folga”. É que duas semanas antes da prova, a docente propôs, justamente, que os alunos escrevessem sobre invisibilidade social associada à falta de documentos pessoais. No “dia d”, a proposta de Núbia foi, bingo, o tema da redação proposto pelo Inep, que organiza o exame nacional.
Após a conclusão da prova, segundo a professora, seus alunos lembraram de agradecê-la. “Minha reação foi um misto de riso e choro. [Os alunos] me falaram que a redação foi a prova mais fácil”, disse Núbia.
Professora cearense acertou o tema cobrado na redação do Enem 2021.
Divulgação/Seduc
‘Cistite de lua de mel’
Apesar do nome melado, a chamada cistite de lua de mel, que costuma causar ardor e desejo de urinar mesmo com a bexiga vazia, é um incômodo chato que precisa de atenção e cuidado, principalmente entre as mulheres, que mais sofrem com a inflamação. Diferente da declaração da cantora Anitta, que disse sofrer com o problema sempre que transa “com alguém muito avantajado”, a cistite de lua de mel está relacionada à translocação de bactérias do canal vaginal e/ou intestinal para a uretra durante o ato sexual.
O g1 conversou com especialistas que derrubaram o mito de que o tamanho do pênis pode influenciar no aparecimento da cistite.
Anatomia da vulva com as glândulas de Skeene
Arte g1
“O que pode ocorrer é uma laceração no fundo da vagina, mas isso não ocorre por causa do tamanho do pênis, e sim por causa da intensidade [o atrito] da relação”, disse a ginecologista Mariana Viza. E o atrito pode causar pequenas fissuras na região, o que favorece a entrada de bactérias.
Imagina no Carnaval…
João Gomes em show em Mossoró, RN, no dia 13 de novembro
Divulgação
Um homem rasgou a camisa enquanto canta um refrão de “sofrência”. Uma mulher quebrou uma mesa após se desequilibrar e cair. Um casal fez sexo em público na frente do palco. Essas foram as cenas inusitadas que aconteceram um show do cantor João Gomes no município de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, e que enlouqueceram a internet na quinta-feira (25). A euforia do público do show viralizou nas redes sociais.
Roberto Carlos
Cante mentalmente com a gente: “O Calhambeque, bi-bi / Quero buzinar o Calhambeque”… Pois então, na vida real do cantor Roberto Carlos, até dava para buzinar, mas o rei não conseguiu seguir a viagem. Enquanto circulava pela Urca, bairro que mora no Rio de Janeiro, o carro do artista (não bem um calhambeque, mas um Audi vermelho) parou no meio da via por falta de combustível, segundo o informado pela assessoria. Restou a Roberto Carlos descer e seguir no veículo do seu segurança, como mostra o vídeo abaixo.
Carro do cantor Roberto Carlos para em rua da Urca, na Zona Sul do Rio
Covid
Mesmo com 87% da população vacinada, uma das maiores taxas do mundo, Portugal voltará a exigir uso de máscara em locais fechados, teste negativo de Covid-19 para eventos culturais e já recomendou trabalho remoto. É que a Europa se tornou, mais uma vez, o epicentro do coronavírus. Em 4 semanas, o continente já responde por mais da metade dos novos casos da doença no mundo.
Países como Áustria, com menor adesão à vacina, veem a Covid se alastrar entre não vacinados e impuseram confinamento total. As mortes e internações não são tão elevadas como antes da vacina, mas novas medidas de restrição foram impostas também em países como Bélgica e Holanda, gerando protestos. E o surgimento de uma nova variante, descoberta na África do Sul, aumenta o alerta. Enquanto a OMS estuda a nova cepa, países começam a restringir voos que partem da África. No Brasil, a Anvisa sugeriu suspender o desembarque de passageiros vindos de 6 países.
🔬 O que se sabe sobre a nova variante detectada na África do Sul
Cidades de SP cancelam carnaval em 2022 por conta da pandemia
Caixão região dos Lagos
O corpo de um homem de 50 anos caiu diretamente dentro de uma cova depois que as alças do caixão onde ele era carregado quebraram. O caso aconteceu no cemitério de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio. Familiares e amigos ficaram transtornados com a situação. Vídeos registraram o momento em que pessoas tentavam retirar o caixão de dentro da cova para remover o corpo do homem, identificado como Osmar Leal.
Alças de caixão quebram e corpo cai dentro de cova em São Pedro da Aldeia
Engano
O jogador de vôlei italiano Roberto Cazzaniga, de 42 anos, foi vítima de uma quadrilha que fez com que ele pensasse que era namorado virtual da modelo brasileira Alessandra Ambrósio e perdesse 700 mil euros. Segundo ele, em 2008, uma amiga dele chamada Manuela passou o contato telefônico de uma mulher chamada Maya que disse que gostaria de conhecê-lo. Depois dos primeiros contatos, a mulher afirma que Maya é um pseudônimo, e que ela seria a modelo brasileira Alessandra Ambrosio, uma das mais famosas do mundo. Na verdade, era uma mulher que se fazia passar pela modelo. Com a repercussão do caso, amigos do jogador criaram uma vaquinha para quitar as dívidas.
Jogador italiano caiu em golpe por acreditar namorar modelo brasileira Alessandra Ambrósio
‘Auuuuuuuuuuuuuuuu’
“Quando você ouve, não consegue tirar da cabeça”. Muita gente já disse isso sobre o forró “Coração cachorro”. Mas agora quem falou foi James Blunt. Em entrevista ao g1, o inglês disse que achou “fantástico” o hit brasileiro com um “auuuu” inspirado em “Same mistake”, que ele lançou em 2007. Assista no vídeo abaixo:
James Blunt elogia ‘Coração cachorro’
Calçada desaba
Uma calçada cedeu e pessoas caíram em um rio em Joinville, no Norte catarinense, durante uma apresentação de Natal. Todos os feridos foram socorridos. Um morador disse que percebeu um “alvoroço”, mas não chegou a ver o momento em que as pessoas caíram, porque “foi muito rápido”.
“Pais, mães com crianças no colo caíram. Foi uns dois metros de altura e pararam sobre o lodo do rio. Eu estava relativamente perto. Veio uma menina na minha direção com informação de que tinha caído um bueiro da rua e dizendo pra chamar bombeiros. Foi um alvoroço e logo viaturas da polícia que estavam por ali chegaram para socorrer”, contou Ricardo Korb.
Vídeo mostra momento em que calçada cede em Joinville
É só um teste
A agência espacial americana lançou uma missão com o objetivo de proteger o planeta de futuras ameaças. A sonda Dart foi lançada da Terra para se chocar contra um asteroide a uma velocidade de quase 25 mil quilômetros por hora — o suficiente para alterar a trajetória dele. Mas calma, é só um teste — bem diferente da ficção, quando a vida em nosso planeta estava sob ameaça de destruição. Os cientistas afirmam que, nos próximos 100 anos, nenhum asteroide capaz de causar estragos vai chegar perto da Terra. O que eles querem é aprender desde já como evitar uma possível colisão num futuro distante.
Ilustração mostra sistema de asteroides ao lado da sonda da missão DART, com previsão de lançamento para novembro desde ano
Johns Hopkins/Nasa
Búfalas
Depois de atuar no resgate de animais no Pantanal, a voluntária Leka Silva agora cuida das búfalas em situação de maus-tratos encontradas numa fazenda em Brotas, no interior de São Paulo. “Tem a Mami, a Carequinha, a Sol, o filhote Guilherme. E dá pra reconhecer cada um deles pelo jeito, não são só números”, contou Leka, que atua com outros voluntários.
Búfalas foram resgatadas em situação de maus-tratos em Brotas
Ana Marin/g1
Após uma denúncia, a Polícia Ambiental achou centenas de búfalas com fome, sem água ou alimentos no começo do mês. A Polícia Civil chegou a prendeu em flagrante dois funcionários da fazenda, e eles depois foram soltos.
Veja linha do tempo sobre o caso
Xuxa, Luana Piovani e Luísa Mell protestam contra maus-tratos de búfalas
Politraumatismo
A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou que a cantora Marília Mendonça morreu vítima de politraumatismo, provocado pelo acidente de avião ocorrido em Caratinga, na Região do Vale do Rio Doce. Além da artista, morreram o piloto, Geraldo Medeiros; o copiloto, Tarciso Viana; o produtor Henrique Ribeiro; e o tio e assessor de Marília, Abicieli Silveira Dias Filho. Todos foram vítimas de politraumatismo contuso, de acordo com o médico-legista Thales Bittencourt de Barcelos (veja vídeo abaixo com trecho da entrevista).
Marília Mendonça: PC confirma que todos morreram com politraumatismo no acidente aéreo
Politraumatismo é recorrente em acidentes aéreos; entenda aqui
Pane aérea
Passageiros ficaram feridos após uma pane em um avião da Azul Linhas Aéreas que sairia do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, com destino a Guarulhos, em São Paulo. O Airbus 32 não chegou a decolar, mas se movimentava no solo quando parou de repente. O escorregador inflável de emergência precisou ser acionado para que os passageiros pudesse descer. Algumas pessoas se feriram na hora quando saíram do equipamento.
Passageiros ficam feridos após pane em avião que iria para São Paulo
Auxílio Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória que cria o Auxílio Brasil , programa social que substituiu o Bolsa Família. A MP foi editada pelo governo em agosto, mas precisa ser aprovada pelo Congresso até 7 de dezembro para virar lei em definitivo. O texto agora será enviado para análise do Senado. Os pagamentos do Auxílio Brasil começaram em 17 de novembro, mesmo dia em que o governo liberou a última parcela do auxílio emergencial repassado em razão da pandemia de Covid. Segundo o Ministério da Cidadania, neste primeiro mês serão contempladas mais de 14,5 milhões de famílias, que receberão um total de mais de R$ 3,25 bilhões. O valor médio neste mês será de R$ 224,41 por família. O governo quer aumentá-lo para R$ 400, mas ainda não informou de onde virá o dinheiro. Para bancar o programa, o Executivo quer usar o espaço fiscal aberto com a PEC dos Precatórios, em tramitação no Senado.
Vale-gás
O presidente Jair Bolsonaro sancionou o chamado vale-gás – um auxílio que ajuda famílias de baixa renda a comprar o botijão de gás de 13 kg. Os pagamentos, no entanto, ainda não têm data para começar, já que dependem da liberação de recursos do orçamento. Leia perguntas e respostas sobre o programa.
Tarifa Social: saiba se você pode ter desconto na conta de luz
Papai Noel gay na Noruega
Uma campanha dos correios da Noruega colocou o Papai Noel num relacionamento gay para marcar os 50 anos do fim da lei que proibia relações entre pessoas do mesmo sexo no país. Ações anteriores da mesma empresa já trataram de assuntos considerados polêmicos. Em 2019, José, pai de Jesus, foi mostrado como um carteiro em Belém. Já em 2020, com a propaganda “Faça o Natal grande de novo”, o alvo foi o então presidente dos EUA, Donald Trump, que tinha acabado de perder a eleição.
Papai Noel tem relacionamento gay em propaganda dos correios da Noruega
Feminicídio
Dados da pesquisa “Percepções da população brasileira sobre feminicídio” apontam que a grande maioria dos brasileiros (90%) considera que o local onde as mulheres correm mais risco de serem assassinadas é dentro de casa, sendo o crime cometido por um parceiro ou por um ex. O levantamento foi feito pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva com apoio do Fundo Canadá e obtido com exclusividade pelo g1 . Segundo o estudo, 30% das mulheres dizem que já foram ameaçadas de morte por companheiros ou pelo ex. Entre elas, uma em cada seis já sofreu tentativa de feminicídio. A maioria disse ter terminado o relacionamento depois de um desses episódios, 34% denunciaram à polícia e 12% não tomaram nenhuma atitude. Em 2020, o Brasil teve recorde de vítimas de feminicídio: 1.350 vítimas, aumento de quase 1% em relação ao ano anterior, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Veja todos os dados da pesquisa.
‘Orçamento secreto’
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), informou que a Câmara e o Senado preparam um ato com a implementação de mecanismos para “ampliar a publicidade e a transparência” das emendas de relator, que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”. O ato foi publicado na noite de quinta no “Diário Oficial do Congresso”. Ao contrário das emendas individuais, que seguem critérios bem específicos e são divididas de forma equilibrada entre todos os parlamentares, as emendas de relator não seguem critérios usuais. Nesse tipo de modalidade de destinação de recursos, há a identificação do órgão orçamentário, da ação que será desenvolvida e até do favorecido pelo dinheiro. Mas o nome do congressista que indicou a destinação da verba fica oculto.
Congresso vai manter nomes de parlamentares do orçamento secreto em sigilo
Dia do sim
A americana Kelly Anne Ferraro preparou uma surpresa para o noivo, Anthony, no dia do casamento e fez um vestido com vários tipos de tecido e desenhos em relevo para que ele, cego, pudesse sentir. Na caminhada para o altar, ela sussurrou: “Toque o vestido”. O marido comentou: “Era como se eu pudesse vê-la”.
Montagem noivos
Divulgação/David Gannon Photography
Figurinhas personalizadas
O WhatsApp lançou uma nova ferramenta para as versões Web e Desktop que permite aos usuários criarem suas próprias figurinhas. A novidade já está disponível para o WhatsApp Web e poderá ser acessada no aplicativo do Desktop na próxima semana. As atualizações dos aplicativos costumam ser liberadas aos poucos, então é possível que a novidade demore alguns dias para aparecer para todos. Saiba como usar aqui.
Passo a passo para acessar o editor de figurinhas do WhatsApp
Reprodução
Empréstimo
O presidente Jair Bolsonaro assinou um projeto de lei, que será enviado para análise do Congresso Nacional, com mudanças nas regras de garantia no mercado de crédito. De acordo com o Ministério da Economia, a proposta, entre outros pontos, prevê que o mesmo bem imóvel possa ser usado como garantia em mais de uma operação de crédito. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o mercado de crédito ainda não dispõe de uma modalidade flexível de garantia imobiliária, especialmente que permita que um mesmo imóvel sirva de garantia a mais de uma operação de crédito.
Acidente aéreo em Ubatuba
Um avião bimotor caiu em mar aberto nas proximidades de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Segundo a mãe do copiloto, identificado como José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, havia três pessoas a bordo da aeronave: José, o piloto e um tripulante. Um corpo foi encontrado pela Força Aérea Brasileira (FAB) durante as buscas. A família reconheceu o corpo como sendo do piloto Gustavo Carneiro, natural de Corumbá (MS).
Buscas por avião e 3 pessoas são feitas no mar entre Ubatuba e Paraty
De pai para filho
Alexandre Abrão, filho de Chorão, parece ter mais dias de luta do que dias de glória ao administrar o legado do Charlie Brown Jr. A história conturbada do pai se repete com ele. O capítulo mais recente é a saída dos guitarristas Marcão e Thiago Castanho de projetos envolvendo a antiga banda. O filho diz que sempre concordou com as demandas dos ex-colegas do pai, e que os dois tentaram registrar marcas da banda e até entraram com um processo na justiça sem conversar com ele antes. Outra questão. Leia entrevista completa.
Veja 5 declarações do filho do Chorão
Indenização
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou o tenente-coronel Ivon Correa, da reserva da Polícia Militar (PMDF), a pagar R$ 25 mil, por danos morais, ao soldado Henrique Harrison da Costa, após comentários classificados na sentença como homofóbicos. As declarações ocorreram depois que Henrique publicou uma foto beijando o então namorado, ao lado de duas colegas lésbicas, durante uma formatura da corporação (relembre abaixo), em janeiro de 2020. A decisão da 7ª Vara Cível de Brasília é de primeira instância e ainda é passível de recurso.
Beijo gay em formatura de PMs causa polêmica no DF
Arquivo pessoal
‘Ex-milionário
Um agricultor de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, foi surpreendido ao receber, na primeira quinzena de novembro, um chamado do gerente do banco onde mantém uma conta. Ao chegar na agência, foi informado que tinha recebido, por engano, um depósito de R$ 861 mil. Residente da localidade de Picada Arroio do Meio, a 10 km do centro da cidade, o homem cria aves e gado em sua propriedade. Nestor diz que o gerente chegou a perguntar se ele topava devolver o dinheiro e afirma que nem pensou em ficar com a quantia. Com a repercussão, o agricultor ficou conhecido na cidade de 21 mil habitantes como o “ex-milionário”.
Agricultor recebe mais de R$ 800 mil por engano em Arroio do Meio
Capa de revista
A afegã Sharbat Gulla, que ficou mundialmente famosa em 1984 após estampar a capa da revista “National Geographic” com seus olhos verdes, chegou à Itália após deixar o Afeganistão com a tomada do país pelo grupo extremista islâmico Talibã. O gabinete do primeiro-ministro Mario Draghi disse que a Itália organizou a retirada de Sharbat Gulla depois que ela mesma pediu ajuda para deixar o Afeganistão. Ainda de acordo com o comunicado, o governo italiano vai ajudá-la a se integrar ao novo país.
Capa da ‘National Geographic’ de 1984 com a foto de Sharbat Gulla, afegã que voltou a deixar o país em 2021 após a tomada do Talibã
B.K. Bangash/Arquivo/AP Photo

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima