Mundo

Brasil passa EUA em proporção de pessoas completamente vacinadas, mas permanece atrás de Chile, Argentina e Cuba no ranking mundial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp


Os brasileiros já se vacinaram, proporcionalmente, mais que os americanos. No entanto, continuam atrás de países latino-americanos e europeus. O Brasil, que nesta quarta-feira (17) passou os Estados Unidos no índice de vacinação completa contra a Covid-19, continua atrás de países como Chile, Argentina e Cuba na mesma comparação proporcional, segundo ranking da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford.
Com mais de 125 milhões de pessoas vacinadas com duas doses ou com a dose única do imunizante, 59,4% da população brasileira já recebeu a proteção completa contra o coronavírus, como apontou o balanço mais recente do consórcio de veículos de imprensa — os EUA têm 58,9% imunizados. contra o coronavírus, como apontou o balanço mais recente do consórcio de veículos de imprensa. Os
Com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil tem avançado em sua campanha de vacinação, e nesta terça anunciou a aplicação de doses de reforço para todos os adultos, ainda permanece atrás de ao menos mais cinco nações latino-americanas na contagem proporcional de vacinados.
Campinas aplicou 903 doses da vacina contra Covid-19 neste sábado
Fernanda Sunega/PMC
55º lugar no mundo
Mesmo com esse índice de vacinados já com o esquema completo, o Brasil ocupa ainda a 55ª posição no ranking mundial da plataforma Our World in Data (veja na tabela abaixo).
A lista é liderada pelos Emirados Árabes Unidos (88,4%), Portugal (87,56%), Singapura (86,25%) e Malta (83,44%). Os dados portugueses, no entanto, não foram atualizados desde 8 de novembro, o que pode indicar que os números do país europeu sejam ainda maiores.
Na América Latina, o Chile é o país latino-americano que melhor aparece na contagem proporcional (81,89%).
6º entre os latino-americanos
Na América Latina, Brasil está atrás de:
5º – Chile (81,89%)
17º – Uruguai (72,62%)
21º – Cuba (75,49%)
52º – El Salvador (61,04%)
54º – Argentina (60,26%)
Em um recorte sobre todo o continente americano, o Brasil ocupa a 8ª posição, ficando à frente dos EUA (11ª), mas atrás do Canadá (4ª) e de pequenas nações do Caribe, como Aruba (5ª)
Números absolutos
Em números absolutos de cidadãos que já completaram o esquema vacinal, a liderança está com a China, que aplicou as duas doses em 1,07 bilhão dos seus 1,4 bilhão de habitantes. Em seguida estão:
Índia: com 373,05 milhões de vacinados com duas doses ou única
EUA: com 227,13 milhões
Brasil: com 125 milhões
Indonésia: com 84,55 milhões
Nesta comparação, o Brasil – com 200 milhões de habitantes – lidera entre os países da América Latina com o 4º lugar no ranking mundial.
O próximo país do continente a aparecer é o México – de 128 milhões de habitantes –, com 63,39 milhões de vacinados completos.
Argentina, Chile e Cuba – países com menor população – aparecem mais distante, respectivamente nas posições 17ª, 22ª e 25ª.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima