To Circulando – Toledo

Covid-19: 23 pacientes intubados no Mini Hospital em Toledo aguardam vaga de UTI

A Secretaria de Saúde de Toledo comunica que não há mais capacidade de atender a demanda de novos pacientes graves no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). Neste momento, 23 pacientes encontram-se intubados no local e sem previsão de transferência para unidade de terapia intensiva (UTI).

Em virtude da situação, a Secretaria de Saúde de Toledo convocou uma reunião virtual para expor a gravidade da situação a todas as autoridades de saúde da 20ª Regional de Saúde, bem como o SAMU, prefeitos e secretários da região, representantes dos hospitais e demais entidades.

A Secretaria de Saúde reafirmou que todos os esforços estão sendo feitos, desde o início da pandemia, para ampliar o atendimento, porém neste momento não há mais capacidade absorver pacientes por falta de estrutura física, equipamentos, insumos e recursos humanos.

No início da pandemia – março de 2020 – haviam quatro respiradores no PAM. Em março deste ano, no ápice da ‘segunda onda’, chegou-se a 18 pacientes intubados. Agora, são 23 aguardando transferência para unidade de terapia intensiva. A falta de UTI’s na macrorregião resulta em 181 pacientes esperando por leitos neste momento.

Mesmo com a situação grave, os pacientes com sintomas gripais devem procurar o atendimento ambulatorial no PAM e na unidade para atendimento de pacientes sintomáticos instalada na UBS Cosmos.

O momento é crítico e pedimos à população que só saia em situações de extrema necessidade. Usem a máscara corretamente, mantenham o distanciamento e façam a higienização das mãos frequentemente.

Receba notícias como essa em primeira mão

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google
Share on email

Veja Támbem