Destaque, Paraná, Toledo

Pista do Parque Ecológico Diva Paim Barth vai ganhar emborrachamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Saúde, turismo, esportes e lazer são algumas áreas que serão fomentadas com uma decisão tomada pela administração municipal e concretizada na última terça-feira (07). Na sala de reuniões da Prefeitura de Toledo foi firmado o contrato para o emborrachamento da pista de caminhada do Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth. A obra vai melhorar o ambiente para prática de atividades físicas diárias e fomentar o esporte profissional. O valor da execução global, incluindo materiais e mão de obra, é de R$ 1.793.499,91 e será realizada nos 1.325,93 metros de extensão da pista.

De acordo com o prefeito Beto Lunitti, a decisão foi tomada a partir de uma solicitação da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) em virtude da grande utilização do espaço para prática de corrida e caminhada pela população em geral. Além disso, o local se tornou uma referência para competições nacionais de corrida de rua e colocou Toledo no seleto grupo homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) para realização de ultramaratonas e integra também o calendário oficial da Associação Internacional de Ultramaratona (IAU).

Na última edição da 24h Torao Takada aproximadamente 2.500 pessoas entre atletas e delegações, equipes de arbitragem e demais envolvidos vieram a Toledo. “Isso movimenta os serviços e o comércio local. É importante para nossa economia e coloca nossa cidade num local de destaque no esporte nacional e internacional. Recebemos visitantes de todo o Brasil e até de fora dele”, disse  a diretora de Esportes na Natureza e Paradesporto da Smel, técnica desportiva Sandra Schossler.

A obra também atenderá os munícipes que utilizam a pista para suas caminhadas diárias. “Os profissionais de educação física nos trouxeram informações importantes que corroboram para a decisão pelo investimento. Este novo piso diminui significativamente o impacto, evitando lesões, principalmente de tornozelo e joelho. Isso se reflete na saúde das pessoas”, explicou o prefeito Beto Lunitti.

Contrato – O encontro na Prefeitura reuniu representantes da administração municipal e da Construtora Pietta, empresa vencedora do processo licitatório. Durante a reunião, os empresários foram informados das expectativas da gestão em relação à obra. Também foram alinhados alguns detalhes com a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), responsável pela preparação da área para a aplicação do emborrachamento.

Lunitti explicou também que o local tem alta circulação de pessoas e pediu para a empresa especial atenção com o isolamento e segurança dos usuários. “Vocês terão muitos ‘fiscais’ acompanhando esta obra”, destacou. Participaram da reunião servidores das secretarias envolvidas e da Emdur, além de integrantes do secretariado municipal.

Última ação – A assinatura deste contrato também representou o último ato da ex-secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, que assumiu recentemente o comando da Secretaria de Educação do município. A pasta será conduzida pelo professor Eudes Luiz Dallanol. O novo secretário, que teve sua nomeação publicada nesta quarta-feira (08), no Diário Oficial, também acompanhou o encontro.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima