Destaque, Paraná, Toledo

Toledo abre sábado (11) unidades de saúde para o “Dia D de Vacinação no PR”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Está marcado para este sábado (11) o “Dia D de Vacinação no Paraná”, ação capitaneada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e na qual Toledo já confirmou sua adesão. Todas as unidades básicas de saúde (UBS) e unidades saúde da família (USF) da cidade e do interior estarão de portas abertas das 8h às 17h (exceto São Luiz do Oeste, Boa vista, Dez de Maio, Novo Sobradinho, Vila Ipiranga e Dois Irmãos, que encerram os trabalhos às 12h) para receber pessoas que estão com alguma vacina atrasada e que querem atualizar sua carteirinha.

Pessoas de todas as idades podem ser beneficiadas pelo “Dia D”, que foi lançado na última sexta-feira (3) com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal dos imunizantes oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi por este motivo que a Sesa, no mesmo dia, decidiu prorrogar até 24 de junho a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza e Sarampo em grupos prioritários – trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem receber ambas as doses; a vacina contra a gripe também está disponível  para idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mães de recém-nascidos com até 45 dias de vida, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, integrantes de forças de segurança e salvamento, militares, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade em geral.

Para serem imunizados, os interessados precisam levar documentos pessoais, carteirinha e, quando for o caso, comprovante de que faz de um dos grupos prioritários na dose que deseja e precisa receber. Na maioria dos casos, é possível a aplicação simultânea de mais de um tipo de vacina, seguindo as orientações previstas no Plano Nacional de Imunização, que orienta a Rede de Atenção Primária em Saúde dos municípios.

Importante: o Decreto Estadual nº 10.596/2022 (ao qual Toledo aderiu integralmente por meio do Decreto nº 414/2022) retirou a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos e fechados. Contudo, sua utilização continua sendo exigida em ambientes de saúde que atendem pacientes com síndrome respiratória, o que é o caso das unidades onde os imunizantes do “Dia D de Vacinação no Paraná” serão aplicadas.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima