Destaque, Paraná, Toledo

Prévia de projeto de revitalização da Av. Ministro Cirne Lima é apresentado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Demanda antiga dos moradores da região do Jardim Coopagro, a revitalização da Avenida Ministro Cirne Lima foi tema de encontro realizado na manhã da última sexta-feira (27) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria do Planejamento, Habitação e Urbanismo apresentou a primeira fase do projeto que contempla intervenções que visam dar maior fluidez e segurança a condutores e pedestres que transitam pela via.

A proposta apresentada ao prefeito Beto Lunitti, ao vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, aos vereadores Leoclides Bisognin (presidente da Câmara), Gabriel Baierle, Genivaldo Jesus e Marcelo Marques e aos secretários Jadyr Cláudio Donin (Fazenda e Captação de Recursos) e Neuroci Antonio Frizzo (Planejamento, Habitação e Urbanismo), prevê uma ampla reformulação em trecho que compreende o cruzamento da Rua Carlos Barbosa e o parque linear do Arroio Marreco. Ao todo, o projeto, que está em andamento, possui 8 segmentos que totalizam 2,1 quilômetros de extensão.

A partir da redução da largura do passeio (de 4 para 3 metros de cada lado da avenida), será possível fazer um canteiro central mais amplo (aumentando de 4 para 5,5 metros de largura), com ciclovia bidirecional (interligando a que já existe na via à do parque do Arroio Marreco), recuos para retornos e rotatória no cruzamento com a Rua Roberto Fachini – via que poderá ser utilizada no acesso principal ao residencial de habitações populares do Lote Social. Os superpostes no centro da via serão removidos e outros pontos de iluminação serão colocados em ambos os lados.

A pista continuará tendo duas faixas de rolamento e uma para estacionamento, porém passará por recape asfáltico. Também serão colocadas guias em pontos do canteiro central e de passeios onde ainda não foram implantadas, além de intervenções que visam facilitar o acesso ao polo local da Universidade Norte do Paraná (Unopar) que está sendo construído na região.

Mais adiante, na parte final do trecho contemplado pelo projeto, será construído um portal que poderá ser visto por quem entra ou sai de Toledo em direção à BR 163 (Marechal Cândido Rondon/Cascavel) ou à OT 007 (Novo Sobradinho/Vila Nova). O layout desta obra será obtido a partir de convênio firmado entre governo municipal e Universidade Paranaense (Unipar), que desenvolverá projeto de extensão com esta finalidade junto aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do câmpus local da instituição de ensino superior.

A proposta agradou aos presentes e, depois de concluída, será apresentada à comunidade em audiência pública que ocorrerá nos próximos meses. “Faltam alguns detalhes para concluir este projeto. Assim que isso acontecer, queremos apresentá-lo aos moradores e empresários da Grande Coopagro e, a partir do que ouvirmos, faremos os ajustes e pretendemos iniciar os trabalhos no segundo semestre de 2023”, detalha Frizzo.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima