Destaque, Notícias, Toledo

A arte que conscientiza: a semana do Maio Amarelo em Toledo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Existem muitos meios de promover a conscientização no trânsito e Toledo tem escolhido frequentemente a arte para difundir esta mensagem. Durante toda a semana, a peça teatral “Dois Motoristas Maluquinhos”, que integra o projeto Conta Cultura, formou, informou e arrancou risadas de mais de 2.000 crianças que estudam nas escolas Engenheiro Waldyr Luiz Becker (Jardim Fachini), Borges de Medeiros (Vila Industrial); Egon Werner Bercht (Jardim Paraná) e Antônio Scain (Jardim Filadélfia), bem como as que passaram nesta quinta-feira pelo Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer (Vila Pioneiro).

Neste sábado (21), às 15h, outra expressão artística, a música, vai ser o instrumento que tocará mentes e corações na direção de tornar nossas ruas e avenidas mais seguras. Sobem ao palco que será montado no Parque Ecológico Diva Paim Barth as bandas Los Coronezos, Jam Z e Full Rocker e o cantor Rafael Meneghini. Os shows já são um “esquenta” para o Toledo Rock Festival, evento que será realizado no Centro de Eventos Ismael Sperafico entre sexta-feira e domingo da próxima semana (27 a 29) e cuja primeira edição integra as comemorações alusivas ao 70º aniversário de emancipação político-administrativa do município.

Realizada em vários países do mundo, o Maio Amarelo é uma campanha coordenada localmente pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade e Urbana através do EducaTrânsito em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, o Observatório Educacom e o apoio das secretarias municipais da Educação, de Recursos Humanos, da Cultura, de Esportes e Lazer, de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano. Até o fim do mês, mais atividades estão programadas.

Vem aí

Entre amanhã e a próxima sexta-feira (21 a 27), das 8h às 12h, serão realizadas blitze educativas na região central de Toledo. Domingo (22) serão ministradas, em três horários (12h, 14h e 20h), palestras sobre segurança no trânsito na Fiasul.

As comunidades do interior também receberão blitze educativas. Nos dias 26, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h, a ação ocorrerá na localidade de Xaxim; no dia 28, nos mesmos horários, ocorrerá em dois pontos: na comunidade Sol Nascente (acesso a São Luiz do Oeste) e no distrito de Novo Sobradinho. Estas operações contarão com o apoio da Brasil Foods S/A (BRF), do Serviço Social do Transporte (Sest), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Microrregião Toledo (Sintratol).

Falando ainda na área rural do município, os alunos da Escola Municipal Washington Luiz (São Luiz do Oeste) participam na próxima sexta-feira (27) do do minicurso “Direção Defensiva Kids”. Nesta mesma data, quem passar pelo Centro da Juventude (CJU) Marcio Antônio Bombardelli, no Jardim Europa, poderá aproveitar as ações do “Roda Viva no Trânsito”.

Para encerrar a programação, no dia 28, das 8h às 12h, haverá uma ação de conscientização nas imediações do Centro de Eventos Ismael Sperafico, durante as atividades do Toledo Rock Festival.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima