Destaque, Outras Notícias, Toledo

Prefeitura entrega R$ 700 mil em equipamentos para produtores rurais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Produtores rurais agrupados em 11 Associação de Moradores do interior do município foram beneficiados com distribuidores. A entrega oficial dos 12 equipamentos, sendo oito para dejetos líquidos e quatro para sólidos, aconteceu nesta quinta-feira (12), no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Os investimentos totais foram de R$ 694.298,33, com recursos provenientes da Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Agrodeseco) e convênios com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com a Itaipu Binacional.

As ferramentas serão utilizadas exclusivamente em atividades agropecuárias, fortalecendo a cadeia produtiva e ampliando a geração de renda do produtor. O benefício se estende a 73 famílias de Dois irmãos, Novo Sarandi, São Luiz do Oeste, Cerro da Lola, Linha Bue Caé, Linha União, Km 41, Boa Vista, Xaxim, Vila Nova, Concórdia do Oeste e Vila Ipiranga. “É um auxílio ao produtor. Estamos fazendo uma gestão pensando em aumento de produção, dando atenção ao agronegócio e promovendo as ações necessárias para contribuir com as demandas do setor”, salientou o secretário do Agronegócio, Diego Bonaldo.

Os distribuidores de dejetos líquidos, bem como os espalhadores de sólidos, são importantes para as atividades no campo e auxiliam na melhoria da qualidade do solo. Além disso, eles impulsionam o agronegócio e promovem o desenvolvimento econômico, gerando mais receitas para o município na realização das ações em prol da população. “Estes distribuidores serão utilizados para dar suporte nas atividades de suinocultura e bovinocultura leiteira, na distribuição de um passivo ambiental gerado por tais atividades, realizando escoamento correto destes dejetos, além de auxiliar na adubação de áreas agrícolas e de pastagens”, comentou o produtor Arnildo Ricci.

Ricci ainda agradeceu ao prefeito Beto Lunitti e também à Câmara Municipal, representada no evento pelo presidente da Casa, vereador Leoclides Bisognin, e o vice-líder do governo, vereador Gabriel Baierle. “Sinto-me feliz em estar aqui, ver o quanto Toledo avança no campo. O município faz sua parte, mas vocês investem também nos cuidados em suas propriedades. Tratam dos dejetos, conservação de solo, mata ciliar mantida. Isso contribui muito para a sustentabilidade desta atividade em nosso município”, expôs Bisognin.

Já o prefeito Beto Lunitti aproveitou para parabenizar o agronegócio toledano. Conforme o gestor municipal, Toledo é o maior produtor de alimentos do Paraná graças ao trabalho do campo e as boas condições estruturais das rodovias rurais, das estradas e dos acessos. “Criamos o Programa de Atendimento ao Produtor [PAP] que nos próximos dias volta à primeira região atendida [Cerro da Lola]. Passamos por todo o município, recuperando pontes, adequando vias e verificando a situação do nosso asfaltamento rural”. Lunitti ainda afirmou que neste governo o trabalho está à frente de tudo. “Nos cobrem e nos apontem as necessidades. Vamos convencer a todos que é possível fazer ainda mais”.

Um destes trabalhos encampados pelo atual gestor e destacado durante o evento pelo representante do MAPA, Emerson Luiz Dal Bem, foi a manutenção do escritório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Toledo, um trabalho capitaneado pelo prefeito Beto Lunitti e apoiado, em Brasília, pelo deputado federal Sérgio Souza. “Foi de grande valia esta iniciativa. A nossa presença aqui auxilia o agricultor, o pecuarista, o homem do campo. Quanto mais tivermos suporte para o produtor rural, menos problemas teremos na cidade”, concluiu o médico veterinário.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima