Destaque, Outras Notícias, Toledo

Ato simbólico dá início às atividades do Maio Amarelo em Toledo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Em ato simbólico, realizado na manhã desta segunda-feira (2) no Auditório Acary Oliveira, Toledo deu início às atividades do Maio Amarelo, campanha realizada em nível mundial com o objetivo de promover mais consciência e segurança entre pedestres e condutores, prevenindo a ocorrência de acidentes de trânsito. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades do mundo da política e da segurança pública, bem como de representantes de entidades e empresas que são parceiras nas ações que serão realizadas durante o mês (confira programação completa no fim da matéria). Em nível nacional, a edição 2022 do Maio Amarelo tem o slogan “Juntos salvamos vidas”, o qual foi evidenciado em vídeo exibido antes dos pronunciamentos.

Representando o setor da segurança pública, fizeram parte da frente de honra: o diretor de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), Roni Padilha; a investigadora do 20ª subdivisão policial (SDP) da Polícia Civil, Rosana Botelho; Antonio Kley Vianna do Rego, representante da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal no Paraná (PRF); e Jimmy Cajuhy Carlesso, comandante da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM). “Nosso trabalho visa ao bem comum por meio da segurança no trânsito, sempre com o objetivo de salvar vidas”, destaca o diretor. “O Maio Amarelo é uma ação ampla e que só se torna possível com a união de esforços entre poder público e sociedade civil organizada. Da nossa parte, temos também a missão de prevenir que novos acidentes aconteçam em razão da impunidade, algo que nos desdobramos para não acontecer por meio do trabalho investigativo que culminará inquéritos que serão encaminhados para as autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público realizar as devidas responsabilizações”, explica a investigadora. “A força de uma corrente se mede pelo elo mais fraco. Por isso, para um trânsito melhor, é necessário que os condutores de veículos maiores cuidem dos menores e que estes, por sua vez, pensem nos ciclistas e pedestres”, detalha o policial rodoviário. “Hoje de manhã fomos abalados pela notícia de um acidente envolvendo um ônibus que trazia pacientes para tratamento de médico de Pato Bragado para Toledo e Cascavel. Nossa equipe está lá, fazendo o atendimento e queremos que a população, que não faz parte deste cotidiano tão duro, tenha mais consciência de forma a prevenir essas tragédias”, salienta.

No âmbito do governo municipal, a SMST conta com o apoio das secretarias de Educação, de Recursos Humanos, da Cultura, de Esportes e Lazer, de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano. “Temos uma responsabilidade muito grande, enfrentada todos os dias pela nossa equipe: preservar e salvar vidas por meio de ações educativas nas escolas quanto por meio de abordagens que precisamos fazer rotineiramente como forma de perseguir nossos maior objetivo, que é o de evitar acidentes, os quais, muitas vezes, deixam um saldo de lesões e mortes”, pontua o secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, Arthur Rodrigues Almeida.

O presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin, também já foi titular da SMST e aponta que a transformação para o quadro atual passa pelas crianças. “Do tempo em que fui secretário desta pasta para cá, tenho reparado quantas pessoas  fazem besteira para ganhar cinco minutos e acabam causando verdadeiras tragédias, destruindo famílias. É por esta geração mais nova que as coisas vão começar a mudar, ensinando o certo nas escolas, onde os alunos aprendem mais rápido e não têm a menor vergonha em repreender os adultos no momento em que estes estão cometendo uma infração”, observa.

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt chamou a atenção para um dado alarmante: em 2021, 11.647 pessoas morrem em virtude de acidentes de trânsito no Brasil, uma média de 32 óbitos por dia. “A maior parte destas vítimas eram jovens que conduziam suas motocicletas, os quais tinham uma vida inteira pela frente e que foi interrompida por inúmeras razões. Por parte do governo municipal, estamos fazendo tudo que é possível para reduzir e, se possível, até zerar este número, com investimentos em sinalização viária, ações educativas na escola e blitze nas ruas. Mas sem o esforço da sociedade e de cada cidadão, essa batalha estará perdida”, adverte.

O Maio Amarelo foi aberto após o pronunciamento do prefeito Beto Lunitti, que tem na segurança no trânsito um de seus pilares de governo. “Desde quando assumimos a gestão municipal, o Ademar e eu sempre dissemos que não iríamos economizar em sinalização viária. Esse compromisso parte da necessidade da população por ter mais segurança para andar a pé ou com seu veículo pela cidade, tanto que, em alguns bairros, a demanda por intervenções nestas vias chega a 90% das solicitações que recebemos. Esta questão impacta diretamente na vida da população, à qual peço para participar das ações que serão desenvolvidas pelo Maio Amarelo e que a mensagem desta campanha se faça presente o ano todo na vida de todos nós”, comenta.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO MAIO AMARELO EM TOLEDO

Dia(s) – Horário(s) – Evento – Local

2, 3, 9, 10 e 16 – 18h às 22h – Curso para motoristas e operadores de equipamentos do serviço público municipal – Escola de Governo

3 – Manhã e tarde – Motoca e Pipoca – Escola Municipal Alberto Santos Dumont (Jardim Porto Alegre)

4 – Manhã e tarde – Motoca e Pipoca – Escola Municipal Walter Fontana (Vila Pioneiro)

7 e 14 – 8h/Manhã e tarde – Ação Educativa Maio Amarelo – Praça Willy Barth

10 e 12 – A definir – Atividades nas escolas – a definir

11 e 12 – 9h às 11h30 e das 14h às 16h – Ação conjunta de orientação com apoio do Sest/Senat, do Sintratol e da Brasil Foods S/A – Pátio da BRF Toledo (Avenida Senador Atílio Fontana)

13 – Manhã e tarde – Roda Viva no Trânsito – Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel (Jardim Coopagro)

15 – A partir das 14h30 – Dia da Família – Parque Ecológico Diva Paim Barth

16 – Manhã e tarde – Conta Cultura – Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker (Jardim Fachini)

17 – Manhã e tarde – Conta Cultura – Escola Municipal Borges de Medeiros (Vila Industrial)

18 – Manhã e tarde – Conta Cultura – Escola Municipal Egon Werner Bercht (Jardim Paraná)

19 – Manhã e tarde – Conta Cultura – Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer (Vila Pioneiro)

20 – Manhã e tarde – Conta Cultura – Escola Municipal Antônio Scain (Jardim Filadélfia)

21 e 27 – 8h às 12h – Blitze educativas – Centro

21 – 14h30 – Oficina para ciclistas – Parque Frei Alceu Richetti

22 – 12h, 14h e 20h – Palestra sobre segurança no trânsito – Fiasul

26 – 9h às 11h30 e das 14h às 16h – Ação conjunta de orientação com apoio do Sest/Senat, do Sintratol e da Brasil Foods S/A – Localidade de Xaxim

27 – Manhã e tarde – Roda Viva no Trânsito – Centro da Juventude Marcio Antônio Bombardelli (Jardim Europa)

28 – 8h às 12h – Ação de Conscientização durante o Toledo Rock Festival – Imediações do Centro de Eventos Ismael Sperafico

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima