Destaque, Política, Toledo

Incentivos ao desenvolvimento foram destacados durante inauguração da nova sede do Sinvar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Toledo (Sinvar) inaugurou, nesta quarta-feira (27), a sua nova sede. Ocupando um imóvel na Rua General Estilac Leal, 1574 (antiga sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Toledo), a cerimônia foi marcada pela presença de diversas autoridades, entre elas o entre elas o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt. A entidade agrega aproximadamente 6.300 lojistas de 11 municípios da região.

Do ato participaram ex-presidentes do Sinvar, entre eles João Inácio Kreuz, primeiro lojista a comandar a entidade, pessoas de diversos órgãos ligados à Fecomércio-PR e autoridades políticas. O atual presidente, Beloir João Rotta, narrou os esforços, desde a aquisição do primeiro terreno, e a caminhada até chegar a uma sede própria. “Sempre tivemos o apoio do Sistema Fecomércio na luta para atingirmos esse objetivo”. Rotta, que transmitirá a função para Gilberto Furlan em cerimônia na noite desta quinta-feira (27), ainda agradeceu seus antecessores e afirmou estar honrado com a presença do presidente da Fecomércio e vice-governador do Paraná, Darci Piana, no evento.

Representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt afirmou a necessidade do fortalecimento das instituições e reforçou o compromisso da atual gestão em dar todo o apoio aos diversos setores com o intuito de fomentar o desenvolvimento e colocar a economia a serviço da vida dos munícipes. “Quando o comércio cresce, gera emprego, renda e oportunidades. A gestão municipal tem buscado formas de, por meio de seus programas sociais, movimentar o setor. Substituímos a cesta básica por um cartão [Toledo é + Dignidade] permitindo a compra nos estabelecimentos, dando dignidade e poder de escolha”, explica.

Dorfschmidt, em nome do prefeito Beto Lunitti que está em viagem oficial, ainda citou políticas implantadas com o intuito de facilitar a instalação de indústrias, os investimentos em educação e lembrou a ação inédita no Brasil quando o município, ainda na primeira gestão do atual prefeito, com o aval da Câmara de Vereadores, regulamentou o aporte de recursos para a Sociedade Garantidora de Crédito (Garantioeste). Avanços como a conquista do curso de medicina, por meio da implantação do Campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também foram lembrados por Ademar.

“O nosso papel é criar ambientes propícios para o desenvolvimento. Estamos focados em trabalhar por este município. Quem tem tempo para ficar desconstruindo o outro, não tem tempo para fomentar e alavancar projetos”, destacou Dorfschmidt, agradecendo de forma especial a presença do cidadão honorário de Toledo e ex-reitor da UFPR no evento, Zaki Akel Sobrinho. Zaki integrava a comitiva do vice-governador durante a passagem por Toledo.

O vice-governador Darci Piana, que também tem o título de cidadão honorário de Toledo, lembrou sua primeira visita a Toledo, há mais de cinco décadas, quando ainda era representante comercial e afirmou que a pujança toledana é referência para o Paraná e o Brasil. Piana, que preside a Fecomércio e foi reconduzido para mais um mandato, afirmou “estar emprestado ao governo estadual” e faz a troca de informações com o objetivo de fortalecer o setor. “O nosso estado tem vivido um momento importante no cenário nacional e internacional. Recebemos mais de R$ 100 bilhões em investimentos privados e geramos 172 mil empregos em 2021”.

Piana acrescentou que os números projetam o aumento neste setor e devem atingir mais de 250 mil postos de trabalho em 2022. “E neste cenário somos responsáveis por 63% do PIB [Produto Interno Bruto] do Paraná, com mais de 547 mil empresas e 3 milhões de empregos. Estamos fazendo nossa parte e isso faz a economia crescer. Mais emprego é mais consumo no comércio, que vai pedir mais para a indústria, que vai aumentar a necessidade de matéria prima. É um ciclo onde todos ganham”, conclui.

Após os discursos, os representantes religiosos, Padre Hélio Bamberg e Pastor Edgar Ravache, realizaram uma benção no local e foi feito o descerramento da faixa de inauguração da nova sede.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima