Destaque, Outras Notícias, Toledo

Encontros do Gestar Bem, Pra Nascer Bem começam na quinta-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Promover a educação em saúde para as gestantes e família, orientando sobre os principais sintomas e aspectos da gravidez. Com este objetivo, a Secretaria de Saúde promove, por meio do Ambulatório Materno Infantil (AMI) e outros setores, o projeto ‘Gestar Bem, Pra Nascer Bem’. A sua primeira aula acontece na próxima quinta-feira (14), às 8h30, no Centro de Revitalização da Terceira Idade Ernesto Dall’óglio (Certi Coopagro) e tratará sobre as fases do parto e aleitamento materno, situações características do último trimestre da gestação.

De acordo com a enfermeira responsável pelo AMI, Marcia Ines Mallmann Baptista,  a gravidez é um momento em que a mulher se torna ainda mais vulnerável a influências externas, patologias pré ou pós-existentes. “Com isso surgem muitas dúvidas e a falta de conhecimento ou entendimento pode ocorrer. Acreditamos ser esta uma excelente oportunidade de realizar atividades de educação em saúde em grupo, para as gestantes e sua família”. Marcia ainda acrescenta que faz parte das competências da Rede Materno Infantil estabelecer atividades de prevenção e educação em saúde.

Além do AMI, integram a iniciativa o Centro de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares e as Unidades Básicas de Saúde dos Jardins Maracanã e Coopagro, por meio das enfermeiras responsáveis Anna Luiza Finkler, Paula Franciele da Silva e Thaís Schmidt Vitali, respectivamente. “A nossa intenção com este trabalho é que as mulheres e as famílias sintam-se preparadas e orientadas em todas as fases e períodos gestacionais, prevenindo dessa forma, doenças e intercorrências, oferecendo bem estar, qualidade e cuidado humanizado à mulher, à família e ao bebê”, explicou a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.

O mesmo tema será trabalhado no dia 27/04, 8h30, no Certi Wilson Carlos Kuhn, na Vila Pioneiro. Os encontros acontecerão entres os meses de abril de 2022 e março de 2023, com reuniões mensais para as gestantes de todo o município. Para facilitar o acesso, o Departamento de Atenção Primária dividiu a cidade em dois territórios. “Optamos por realizar nos Centros de Revitalização da Terceira Idade [Certis Coopagro e Pioneiro] para atender essas duas grandes regiões, bem como as gestantes acompanhadas dos bairros mais próximos de cada um deles”, concluiu a secretária.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima