Destaque, Outras Notícias, Toledo

Tchuchucão reforça campanha de arrecadação de ração em Toledo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O mascote do Setor de Proteção e Defesa Animal de Toledo, o Tchuchucão, passou nesta quarta-feira (6) em alguns pontos onde estão realizando coleta de ração animal. A ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) durante a programação da 1ª Semana de Proteção Animal, que segue até o próximo domingo (10).

A médica veterinária Júlia Orlando Heiss, responsável pelo setor de Proteção e Defesa Animal da SMDAS, disse que as arrecadações serão destinadas para as protetoras cadastradas no município. “Temos protetoras que chegam a cuidar de 40 cães e gatos ao mesmo tempo. Ao doar uma quantidade de alimento ou até mesmo brinquedos e artigos pets, a pessoa estará auxiliando nesse trabalho que é feito de forma totalmente voluntário. Outra forma de ajudar é adotando um animalzinho e cuidando dele”, salientou a veterinária.

Um painel com fotos e características de vários animais para adoção foi colocado no Parque Diva Paim Barth, na frente da Casa do Tarzan, onde funciona a SMDAS. Diariamente também são publicadas imagens de animais para adoção no Instagran da secretaria @secmeioambientetoo.

Pontos de Coleta

Doações podem ser entregues no Gabinete da Prefeitura, na Secretaria de Meio Ambiente, na PUC-PR Campus de Toledo, na rede de mercados Primato, na rede de mercados Muffato e Max Atacadista.

Semana de Proteção Animal

A programação da 1ª Semana da Proteção Animal foi aberta oficialmente na última segunda-feira (4) no auditório da PUC-PR com a presença de representantes do Ministério Público, do Poder Legislativo, do Conselho de Proteção Animal, do chefe do Executivo, gestores de diversas pastas, protetoras, acadêmicos, parceiros e convidados. Na ocasião, houve apresentações da unidade K9 da Guarda Municipal e do Coral Feminino Clareana.

Em seguida foi realizada uma mesa redonda para debater sobre o Bem Estar Animal com o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Giovani Ferri; a médica veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) , Dra. Vanessa Carli Bones; advogada animalista e presidente da ONG Sou Amigo de Cascavel, Evelyne Danielle Paludo; e o presidente do Conselho Municipal de Proteção e Direito dos Animais (CMPDA) de Toledo, Dr. Maurício Orlando Wilmsen.

O prefeito Beto Lunitti reforçou o empenho da prefeitura nas ações que envolvem a proteção animal e destacou a importância do papel das cuidadoras e protetoras nessa causa.

Outras programações

Na terça-feira e quarta-feira foram realizadas oficinas de Educação Ambiental para professores e multiplicadores com atividades práticas ensinando a montar brinquedos pets a partir de garrafas pet.

Na noite de quinta-feira (7) haverá uma atividade com as protetoras e demais interessados a partir das 19h no auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo. O acesso é gratuito e terá participação da Unidade K9 da Guarda Municipal.

Sexta-feira (8) será realizada uma trilha ecológica com jovens e adolescentes de programas sociais do município e no sábado (9) serão recolhidas as doações nos pontos de arrecadação. Mudas de árvores frutíferas serão trocadas por ração no Parque Diva Paim Barth. As atividades da semana serão encerradas no domingo (10) na Praça da Cultura, quando acontece mais uma edição do Rockato e haverá feira de adoção.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima