Destaque, Outras Notícias, Toledo

Biblioteca Pública Municipal conclui mudança de acervo para sede provisória

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Foi concluído nesta terça-feira (22) o processo de mudança do acervo da Biblioteca Pública Municipal para a sede provisória, localizada na Avenida Parigot de Souza, 2946. O imóvel, com 775,60 metros quadrados de área construída, foi locado pelo período de um ano, enquanto o espaço original, na região central da cidade, estiver sendo reformado.

Antes da chegada dos 62 mil volumes (42 mil disponíveis ao público e 20 mil em reserva técnica) ao prédio, que fica a uma quadra do Parque Ecológico Diva Paim Barth, as prateleiras que os abrigará – bem como todo o mobiliário da biblioteca – foram transportadas e instaladas no local entre sexta-feira e domingo (18 a 20). A fase final do trabalho, que é carregar as caixas onde o acervo estava guardado no caminhão e descarregá-las no destino, ocorreu hoje.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, explica que, após a finalização da mudança, os servidores irão se dedicar nos próximos dias à organização do acervo. “Este é um trabalho meticuloso que deve seguir as normas de organização do acervo e de cadastro dos exemplares. Por isso, leva alguns dias até que tudo esteja organizado e o acervo disposto para consulta e empréstimos. Acreditamos que até meados de abril teremos concluído este processo”, pontua.

Enquanto esse dia não chega, os apaixonados pela leitura poderão fazer sua carteirinha e retirar livros para empréstimo na Estação da Leitura, dentro do Terminal Urbano, e/ou na extensão da Vila Pioneiro da Biblioteca Pública Municipal, anexa ao Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer. Ao todo, estes espaços contam com cerca de 20 mil exemplares à disposição.

A reforma

Situada no Centro Cultural Oscar Silva, a sede original da Biblioteca Pública Municipal passará por uma ampla reforma. Segundo Rosselane, as obras iniciam nos próximos dias e tem previsão de duração de 10 meses, conforme o contrato. O projeto, com área total de 1.419,32 metros quadrados, será executado pela Chinelato Construtora e Incorporadora Ltda., empresa que venceu a licitação ao oferecer o valor de R$ 1.655.000,00.

A secretária observa que a reforma da Biblioteca Pública Municipal ocorre em momento oportuno, pois o prédio foi construído na década de 1970 e a última adequação ocorreu em 2002. “Com essa revitalização, será possível disponibilizar um equipamento público mais seguro, moderno e confortável para usuários e servidores, com acessibilidade, auditório, salas para estudo e de reserva técnica”, salienta.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima