Destaque, Notícias, Toledo

Toledo flexibiliza uso e máscaras não são mais obrigatórias em espaços abertos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Conforme já vinha sendo anunciado pela administração municipal, por meio do Gabinete do Prefeito e da Secretaria de Saúde, Toledo vai adotar a mesma postura determinada pelo Governo do Paraná em relação às máscaras. A partir desta quinta-feira (17), fica flexibilizado o uso em algumas situações e as orientações estarão presentes em um decreto municipal que será publicado nas próximas horas e alinhado ao Decreto Estadual Nº 10.530/2022.

Há quase dois anos, desde abril de 2020, era obrigatório o uso das máscaras no Paraná e agora fica facultativo em espaços ao ar livre. A liberação também vale para crianças menores de 12 anos em espaços abertos ou fechados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não impõe a obrigação nessa faixa de idade, mas recomenda a utilização. Para locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio) e para indivíduos com sintomas de Covid-19 o uso segue obrigatório.

O prefeito Beto Lunitti disse que mesmo levando em consideração o quadro epidemiológico favorável, com baixo índice de ocupação dos leitos exclusivos para a Covid-19 na região (a Macro Oeste tem o menor percentual de ocupação de leitos entre as macrorregiões), o avanço da cobertura vacinal em Toledo (uma das maiores do Brasil com 94,22%) e manutenção do quadro de estabilidade do cenário após o Carnaval, Toledo optou em manter-se alinhado ao que determina o estado do Paraná.

Conforme o gestor, este é um momento aguardado por todos, porém é preciso agir com cautela. “Tomamos por decisão sempre estarmos muito próximos das orientações da gestão estadual e agora não foi diferente. Após dois anos, começamos a vivenciar um cenário bem animador. Este é um primeiro passo”, comemorou.

Fonte:Assessoria

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima