Destaque, Toledo

Março terá programação especial alusiva ao Dia da Água

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 como um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos, ela passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo para o ano de 2022, o tema é “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível“.

As Secretarias Municipais do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SDAS) e de Educação (Smed) prepararam uma programação especial para todo mês de março como forma de reconhecimento da importância que os recursos hídricos têm para nossa sociedade. A abertura do Mês da Água aconteceu nesta segunda-feira (07) na Escola Municipal Anita Garibaldi, no palco do Circo da Alegria. O evento reuniu diversas autoridades e contou com o apoio do Coletivo Educador, da Itaipu Binacional, do Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS) e do Rotaract.

“Unidos nesta missão, Toledo comemora esta data tão importante não somente em um dia, mas em um mês inteiro de atividades diversas, planejadas para gerar a reflexão e sensibilização sobre o papel de cada indivíduo e da coletividade na proteção do meio ambiente”, destacou o secretário da SDAS, Junior Henrique Pinto. Na ocasião foi apresentado o calendário do Mês da Água. Entre as atividades previstas estão a recuperação de nascentes e o concurso “Um Rio Passa por Aqui”, envolvendo escolas e centros de educação infantil na pintura de bueiros. A programação completa está acessível no Instagram da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento.

A abertura oficial do Mês da Água foi acompanhada por várias pessoas, entre elas, alunos da escola anfitriã e da Escola Municipal André Zenere, Casa de Maria, Colégio Estadual Jardim Europa, participantes do Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (CERTI Pioneiro), do Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli (CJU Europa) e do Florir Toledo. “É importante registrar que a abertura do Mês da Água aconteceu no Circo da Alegria, mas não por acaso. Assim como várias outras, a Escola Anita Garibaldi, é comprometida com as ações ambientais e desempenha um papel importante na comunidade, tendo realizado inúmeros projetos de Educação Ambiental”, destacou o prefeito Beto Lunitti.

O Circo da Alegria, que abrilhantou o evento com alguns números, é projeto social presente no município de Toledo desde de 1992, tem ao longo de sua trajetória realizado diversos trabalhos em parceria com o Circo Ático que abordam a questão ambiental, entre estes espetáculos podemos citar “Depois Desse dia…”,  “Roda d´Água” e também “Gota d´Água”. Todos com o objetivo de trabalhar a Educação Ambiental para a conscientização sobre a importância da água e do meio ambiente em nossas vidas.

O Gota D´Água é um show que está em cartaz e neste domingo dia 06, o Circo da Alegria fechou uma temporada de oito apresentações, realizadas em diversos municípios lindeiros, em Diamante do Oeste por meio de um projeto da Itaipu Binacional.

O evento contou também com a presença do chefe regional de Toledo do Instituto Água e Terra (IAT), Taciano Cézar Freire Maranhão; da secretária da Smed, Elisângela Batista; do representante do Poder Legislativo, vereador Gabriel Baierle; e demais autoridades.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima