Destaque, Toledo

Novo Diretor Geral da UTFPR reafirma parceria com Toledo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O prefeito Beto Lunitti participou na manhã desta sexta-feira (25) da cerimônia de posse do novo diretor geral da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) – Câmpus de Toledo, Elder Elisandro Schemberg, para o quadriênio de 2022 a 2025. O ato contou com a presença do reitor Marcos Schiefler Filho, do vice-reitor, Heron dos Santos Lima e de diversas autoridades acadêmicas e políticas.

Na ocasião, Rodolfo Eduardo Vertuan deixou o cargo de diretor geral (gestão 2018-2021) e tomou posse como pró-reitor Adjunto de Relações Empresariais e Comunitárias da instituição. Ele recebeu uma carta do Reitor exaltando o respeito e reconhecimento profissional, além dos laços de amizade que construíram nos últimos anos.

Rodolfo manifestou gratidão por ser docente de uma das melhores universidades do Brasil e citou dificuldades, projetos e avanços que enfrentou durante a gestão, além das parcerias e vínculos com a sociedade. Falou da reforma da Usina do Conhecimento no Parque Ecológico Diva Paim Barth, projetos que estão sendo finalizados pela UTFPR. “Não há gestão bem sucedida se não houver um coletivo que arregace as mangas”, pontuou.

O prefeito afirmou que “os municípios que têm a graça de ter a sua universidade são privilegiados pelas ações que podem fazer pela comunidade. Toledo é um campo fértil nas relações com as instituições de ensino. Excelência, é assim que a gente vê a UTFPR”, destacou Beto ao mencionar possibilidades de novas parcerias envolvendo a Funtec. “A universidade precisa estar junto, mas o município também precisa abrir as portas. Queremos conectar nossa fé com a ciência, assim a sociedade e a universidade prosperam. Temos que usar o conhecimento à serviço da vida, senão não se justifica”, complementou.

O diretor empossado também reforçou o desejo de ampliar os laços com o poder público municipal. “A importância de parcerias entre a prefeitura e a UTFPR é de suma importância, uma vez que são instituições públicas, cada uma com sua responsabilidade e, quando ambas trabalham juntas, os resultados podem ser maiores. A universidade sempre estará de portas abertas para parcerias com a prefeitura, com o propósito de melhorarmos a comunidade à qual pertencemos. Na mesma proporção, temos o compromisso mútuo de ações conjuntas”, declara o professor Elder Elisandro Schemberger, diretor geral da UTFPR – Campus Toledo.

O Reitor da UTFPR disse que no último 5 de fevereiro a universidade completou 15 anos em Toledo. A instituição centenária firmou raízes em Toledo e lançou um selo comemorativo para tornar a marca mais conhecida no município e na região. “Toledo já gerou mais de mil profissionais pela UTFPR”, afirmou com orgulho o professor Marcos de Oliveira Schiefler.

Após a cerimônia de posse, as autoridades foram convidadas para acompanhar a inauguração do Laboratório de Biotecnologia de Microrganismos (LaBiM) da universidade. O LaBiM é constituído por três laboratórios que juntos apresentam aproximadamente 50m². O laboratório é classificado como nível de segurança biológica 2 (NB2). Os ambientes foram projetados de acordo com as legislações para laboratórios clínicos para realização de exames moleculares diagnósticos de doenças infecciosas. Ele conta com equipamentos modernos que permitem a realização do exame de RT-PCR diagnóstico da Covid-19.

A abertura das solenidades contou com a participação de músicos e professores da Casa da Cultura de Toledo.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima