Destaque, Toledo

Notebooks e equipamentos de robótica são entregues para escolas municipais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Mais de R$ 20 milhões. Esse é o valor investido em equipamentos de informática e robótica no município. Na manhã desta quarta-feira (23) o prefeito Beto Lunitti entregou notebooks para as direções das escolas. Cada uma receberá um notebook para cada turma de 3º, 4º e 5º anos. Inicialmente 18 escolas, o Centro Integrado de Políticas Educacionais (CIPE) e o Núcleo de Inovações e Tecnologias Educacionais (NITE) vão contar com os kits de robótica.

A princípio 1600 notebooks foram adquiridos, 250 já estão formatados e configurados para serem entregues aos professores. Para os alunos serão entregues tablets de 10 polegadas. Ao todo, a gestão registrou o preço para o fornecimento de 10 mil unidades. Destes, 300 já foram entregues e quatro mil já estão empenhados e aguardando a entrega do fornecedor. Os 5º anos serão os primeiros a receber. Até o final desta gestão pretende-se entregar para todos os estudantes do ensino público municipal.

“Essa foi a maior licitação do Brasil, para municípios de até 200 mil habitantes, em conectividade em escolas. É um momento ímpar na história de nosso município em termos de investimentos em tecnologias. Os desafios são enormes e estamos muito atentos a isso, pois temos que olhar para os problemas e buscar soluções. Nós estamos dando condições pedagógicas para proporcionar o encantamento das crianças com todo o aparato oferecido para a inclusão no mundo digital. Vamos buscar tecnologias e avanços no propósito de ampliação do conhecimento de cada criança”, argumentou o prefeito Beto Lunitti.

Beto também destacou a ampliação dos laboratórios de robótica. “Tínhamos quatro escolas com robótica, ampliamos mais 14. Nossa vontade é que, até o final do ano, todas tenham seu próprio laboratório de robótica e sua impressora 3D”, salientou.

O prefeito lembrou ainda o convênio realizado com a Unicamp para a utilização de aplicativos pedagógicos. A construção coletiva do conteúdo a ser utilizado levará em conta o desejo de solução de problemas dos professores de cada escola. Ao término do convênio, após 36 meses, todo o resultado pertencerá ao município.

As escolas estão sendo equipadas com internet com sinal potente, TVs de 63 polegadas para cada sala de aula. Os laboratórios de informática estão sendo atualizados. Além disso, também será investido na formação dos professores para absorver essas novas demandas tecnológicas em cada escola. “Não dá mais para pensar as aulas apenas com giz e apagador, temos que fazer diferente”, acrescentou o prefeito.

Os computadores e kits de robótica foram entregues de forma simbólica para as diretoras na manhã desta quarta-feira (23) durante a reunião mensal com a Secretaria Municipal de Educação. O mobiliário físico e tecnológico já está sendo instalado pelo Departamento de Informática do município.

As diretoras reconheceram o salto tecnológico que está sendo proporcionado. “Este é um momento importante que ficará marcado na história da Educação. Nunca fizeram um investimento destes. Os alunos e professores estão maravilhados com esses recursos. Não tem como pensar a sala de aula hoje sem essa tecnologia. Esse mundo digital faz parte da nossa rotina e também do pedagógico”, relatou a diretora da Escola Municipal Waldyr Luiz Becker, Alexandra Andrade Silva Ramirez.

Ela informou que a escola já recebeu os televisores e as telas dos computadores para os laboratórios. “São de ótima qualidade”, destacou a diretora.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima