Destaque, Toledo

GM’s recebem certificados em cerimônia no Teatro Municipal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Oitenta e dois agentes de segurança e trânsito do município de Toledo, entre guardas municipais e supervisores, concluíram o Curso de Formação Profissional de Guardas Municipais (CFPGM) certificados pela Escola de Formação de Oficiais – Academia Policial Militar do Guatupê. A formatura e entrega dos certificados aconteceu na noite desta quinta-feira (17) no Teatro Municipal, com a presença de diversas autoridades civis e militares ligadas à área de segurança pública.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Arthur Rodrigues de Almeida, disse que esta é uma demanda antiga da corporação e aguardada desde a criação da Guarda Municipal em 1994. “Nós temos a melhor Guarda Municipal do Estado do Paraná”, exaltou Arthur em seu discurso, no qual mencionou o empenho, muitas vezes voluntário, de todos os agentes.

As duas turmas tiveram início em março de 2020, no entanto foram interrompidas devido à pandemia, sendo retomadas apenas em 2021. As aulas teóricas foram realizadas no Centro de Eventos Ismael Sperafico e as aulas práticas aconteceram no Parque Frei Alceu e no Centro de Artes Marciais.

O prefeito Beto Lunitti entregou o certificado referente ao Curso de Formação que totalizou 500 horas para cada GM. “Esse é um evento importante para a gestão. Agora temos homens e mulheres cada vez mais preparados para atender a população de Toledo. Nossos guardas colocam o município num patamar diferenciado. Nessa farda azul tem o pulsar de corações e mentes que querem o melhor para Toledo”, destacou.

Beto falou que a gestão está investindo na aquisição de novas viaturas e também em armamento para equipar a Guarda Municipal em busca de melhorar a proteção do patrimônio público. Além da formação teórica, os GMs estão realizando um curso com aulas práticas de tiro que compreende mais 160 horas.

Os participantes elogiaram a qualidade da formação e a iniciativa da gestão. “Foi excelente para os GMs. Esse curso, além de ser uma qualificação profissional, nivelando todos os guardas da corporação também nos adequa a legislação atual. O curso foi muito bom, excelentes profissionais ministrando as aulas. No final teremos mais de 700 horas de treinamento”, destacou o GM Nérisson Luis de Lima.

A GM Elaine Maria Klein está há 14 anos na Guarda e complementa a fala do colega. “Tivemos bastante coisas novas no curso. Foi uma oportunidade para tirarmos as dúvidas de situações do dia a dia, de como agir corretamente em situações de primeiros socorros, entre outras”, completou.

As 500 horas de formação foram divididas em seis módulos, conforme Projeto Pedagógico elaborado pelo Município em conjunto com o Núcleo de Ensino do 19º Batalhão da Polícia Militar, baseado na Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Autoridades – Participaram da solenidade de formatura dos GM’s o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Leoclides Bisognin; o Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, Tenente coronel José  Osmar Novack; subcomandante do 19º BPM, Major Valmir Souza; Comandante da 1ª Cia do 19º BPM, capitão Jimmy Cajuhy; comandante da 2ª Subdivisão do Corpo de Bombeiros, Capitão Luís Eduardo Zarpelon; a diretora do Fórum da Comarca de Toledo, Juíza de direito Luciana Beal; e o delegado da 20ª Delegacia de Polícia Civil, Antonio Donizete Botelho.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima