Destaque, Notícias, Toledo

Atividades oferecidas nos Certis melhoram qualidade de vida dos idosos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

A prática de atividades físicas é aconselhada pelos profissionais de saúde em todas as faixas etárias. Na terceira idade, os benefícios dos exercícios físicos são inúmeros e vão desde a prevenção da perda óssea, manutenção do tônus muscular, melhora do sistema cardiorrespiratório, regulação da glicemia, colesterol e triglicerídeos, entre tantos outros.

Não é por acaso que as atividades físicas são as mais procuradas nos Centros de Revitalização da Rerceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro) e Ernesto Dall’óglio (Certi Coopagro). Com o retorno das programações, as turmas de hidroginástica (na Vila Pioneiro), ginástica, treinamento funcional e ginástica especial (com ritmo mais moderado) estão completas.

Ao todo, existem aproximadamente 650 idosos ativos participando de algum tipo de atividade no Certi Coopagro (250) ou no Certi Pioneira (400). Outros 200 estão inscritos nas aulas de hidroginástica no Certi Coopagro, porém aguardam a manutenção da piscina que, necessitou reparos e deve voltar ao funcionamento até o término do semestre.

A coordenadora do Certi Pioneiro, Luciana Pereira da Silva, confirma que a maior procura é pelas atividades da piscina. “Conseguimos zerar a fila de 2021 para as turmas de hidroginástica com a abertura de mais duas turmas. Nós também disponibilizamos oficinas de dominó, jogo da velha, xadrez, quebra cabeça e musical. Além disso, também temos a modalidade de bocha, tanto para os homens, quanto para as mulheres. Essas ainda com vagas disponíveis”, explicou.

A técnica desportiva Ana Paula Manfrói reforça que a hidroginástica é diferente de outras atividades que muitas vezes necessitam um condicionamento melhor. “A pessoa consegue se adaptar melhor de acordo com cada limitação. Envolve além da atividade física, a convivência e o fortalecimento de vínculos. Além de prazerosa, é segura, ninguém vai machucar o joelho fazendo hidroginástica”, argumentou a professora. O mesmo pensamento é compartilhado pelos alunos, que não perderam nem o primeiro dia de aula. “Não via a hora de voltar. Amo ir na piscina. Faz bem para minha saúde, para o meu corpo e para minha mente. Deixa a gente de bem com a vida”, exclamou dona Idalina Banngortner ,de 61 anos, no final da aula.

Além das atividades físicas, cada Certi tem as suas próprias oficinas e momentos de integração. No Certi Coopagro os idosos podem participar das oficinas de artesanato, pintura em tecido, teatro e ritmos (coreografias). Além da ginástica para o cérebro, que envolve jogos como dominó, quebra cabeça e até trava língua, diariamente acontecem as rodas de baralho que envolvem um público bem fiel.

Também são desenvolvidas atividades temáticas conforme o calendário do ano. Na próxima sexta (18), por exemplo, o Certi da Vila Pioneiro fará uma decoração de Carnaval e terá uma aula temática. No dia 25 de fevereiro será a vez do Certi do Coopagro. As duas programações envolvem os participantes dos dois centros, que poderão utilizar fantasias e desfrutar de músicas referentes a essa cultura.

Ainda esse ano o Certi Coopagro deve oferecer a oficina “Conectados”, a qual os idosos poderão aprender a manusear aplicativos de mensagens. Eles irão aprender a enviar fotos, áudios, vídeos e com isso se comunicarem melhor com familiares e amigos. Também estão programadas aulas de alfabetização para o segundo semestre. As coordenações lembram que é fácil participar das ações e acompanhar o trabalho dos certis. O serviço é gratuito e aberto para a comunidade.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima