Destaque, Destaques, Toledo

SMDAS divulga programação do “Tô no Meio”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Para enriquecer a programação da Virada Cultural, que acontecerá neste fim de semana em Toledo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) organizou algumas ações para inserir “no meio” da agenda de domingo (12), o “Tô no Meio”. Trilha ecológica, Feira de Adoção de Animais, Drive Thru para arrecadação de livros didáticos desatualizados, são as principais atividades.

O domingo no Parque Ecológico Diva Paim Barth estará repleto de atividades para toda a família. A partir das 14h30 haverá um Drive Thru para arrecadação de livros didáticos desatualizados. A coordenadora da Defesa e Proteção Animal, Júlia Heiss, conta que a ideia surgiu de uma estudante de Foz do Iguaçu, que atua na área de resíduos.

“Ela nos indicou uma empresa recicladora de Curitiba, que recolhe livros ‘inteiros’ para melhor aproveitamento dos mesmos na reciclagem, de forma a agregar valores. Os livros serão destinados a Associação de Catadores e eles venderão esses livros ‘inteiros’ para essa empresa de Curitiba. Ela que se responsabiliza pela reciclagem ou reaproveitamento dos mesmos para a produção de novos materiais. A vantagem é que o livro inteiro preserva a qualidade das folhas, agregando valor na hora da venda”, explica Júlia Heiss.

Para realizar a doação de livros, apostilas e materiais que não se utilizam mais é muito simples, será disponibilizada uma caçamba amarela, basta depositar as doações dentro.

Trilha no Horto

A Trilha Ecológica no Parque Diva Paim Barth estará aberta para visitação aos que passarem pela Virada Cultural deste domingo, respeitando a ordem de chegada e o número de pessoas por grupo. De acordo com as orientações de prevenção à Covid19, serão permitidos grupos de, no máximo, 15 pessoas. A saída para as visitações, sempre com guia, estão programadas para 15h, 15h30, 16h30, 17h e 17h30. Não é cobrada nenhuma taxa para participar da trilha.

Adoção de animais

A coordenação do Programa de Defesa e Proteção Animal vai realizar a última Feira de Adoção de Animais deste ano a partir das 16h na Praça do Tarzan, próxima à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento. Atualmente 35 “doguinhos” e felinos, entre adultos e filhotes estão disponíveis para adoção. Na ocasião também terá arrecadação de suprimentos, que serão destinados às protetoras cadastradas no município de Toledo.

Para adotar, basta levar um documento, comprovante de residência e, o mais importante, entender que é uma adoção responsável. “É fundamental que as pessoas tenham ideia da necessidade de ter uma guarda responsável, que esse animal vai gerar alguns custos, mas também vai proporcionar muito amor e carinho”, salientou Júlia.

Aquário

Para fomentar as ações do “Tô no Meio”, a coordenação de Defesa e Proteção Animal, junto com as protetoras cadastradas no Município, fizeram uma Árvore de Natal da Adoção. Ela está exposta no Aquário Municipal de Toledo e está decorada com imagens dos animais que estão em lar temporário e disponíveis para adoção. Quem quiser conhecer, pode visitar o Aquário de terça a domingo, nos horários de funcionamento do Aquário, das 10h às 12h, das 14h às 16h e das 18h às 20h. Interessados em auxiliar com doações para as protetoras cadastradas no Município podem entrar em contato pelo número (45) 99135-2756.

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Rolar para cima