Uma comitiva de autoridades peruanas oriundas de Castilla, distrito situado na província de Piura (pertencente à região administrativa de mesmo nome), veio a Toledo nesta terça-feira (31) para conhecer as políticas públicas em saúde, infraestrutura, turismo, educação e tecnologia implementadas pelo Município de Toledo. Pela manhã, o roteiro teve início com um encontro na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito no qual foram recepcionados por integrantes da administração municipal capitaneados pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt.
Na ocasião, um panorama geral de Toledo foi apresentado por meio de projeção e vídeo institucional ao prefeito (José Elias Aguilar Silva), ao gerente de Desenvolvimento Humano (Juver Calle Flores) e ao subgerente de Educação, Cultura, Esporte e Recreação (Jesús Ibáñez Ojeda) de Castilla. Ademar também falou sobre Biopark e também a respeito de projetos e programas implantados na atual gestão, como o Lote Social, o Toledo é + Negócio!, o Aluno Conectado, o Ambulatório Materno Infantil (AMI) e a parceria, inédita em países subdesenvolvidos, para um estudo observacional com o imunizante da Pfizer contra a Covid-19. “Somos uma das regiões mais produtivas do mundo e nosso governo tem colocado a economia a serviço da vida, com projetos que tornam melhor o dia a dia da nossa gente. Recebemos recentemente visitas de comitivas vindas da Coreia do Sul e do Paraguai e é uma satisfação que o nosso trabalho também repercute no Peru”, destaca o vice-prefeito. “Nosso maior interesse em vir para Toledo é conhecer de perto as ações que vocês realizam, pois acreditamos que o desenvolvimento humano é fundamental para o efetivo desenvolvimento econômico”, pontua o alcaide.
Os visitantes fizeram várias perguntas e também tiraram várias dúvidas de Ademar. Ao final do encontro, a troca também foi de presentes: enquanto os peruanos receberam o kit alusivo ao aniversário de 70 anos do município (com cuia de chimarrão, broche e exemplar da revista Toledo em Fotos), Ademar recebeu um relógio de parede personalizado, além de uma medalha e um certificado de reconhecimento a Toledo pelo trabalho realizado nas áreas de cultura, esportes e tecnologia.
Além de mencionar a possibilidade de futuros convênios entre as duas municipalidades, os peruanos também convidaram a administração municipal para fazer uma visita em breve à Castilla, município com 125 mil habitantes a cerca de 90 km do Oceano Pacífico que também tem no agronegócio sua principal fonte de renda. Em seguida, eles fizeram uma rápida visita de cortesia à Câmara de Vereadores, onde foram recebidos pelo presidente da Casa, Leoclides Bisognin; almoçaram no Restaurante Popular do Jardim Gisela; conheceram o projeto de robótica na Escola Waldir Becker e as instalações do AMI; e encerraram a passagem por Toledo com uma breve passagem pelo Biopark.